28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Em parceria com a Ejud-MS, Enfam realiza a terceira edição do curso de Formadores

19/04/2017 10h24

Para atuar na formação de magistrados, é exigido dos formadores conhecimentos, habilidades e competências profissionais específicas relativas à docência

Da Redação

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está promovendo, no período de 18 a 20 de abril, a terceira edição do curso de Formação de Formadores, Nível I, Módulo 1, em Mato Grosso do Sul (MS). A ação educativa é realizada em parceria com a Escola Judicial estadual (Ejud-MS). Esta é a primeira vez que o curso, tradicionalmente ofertado em Brasília-DF, ocorrerá em outro Estado da Federação.

O curso, que conta inclusive com a participação da ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), é destinado a 35 participantes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal tem carga horária de 24 horas. A ação educativa utiliza métodos ativos para promover a interação e a participação dos magistrados, bem como a aplicação do conteúdo teórico do curso.

Para atuar na formação de magistrados, é exigido dos formadores conhecimentos, habilidades e competências profissionais específicas relativas à docência. A partir de 2012, a Enfam atua proporcionando aos formadores capacitação didático-pedagógica.

A formação de formadores adotada pela Enfam possui dois níveis. O primeiro é direcionado para o desenvolvimento de elementos básicos do trabalho docente e é dividido em três módulos: o inicial, com carga horária de 24 horas, envolve as bases da atividade de ensino e de aprendizagem; o segundo, com carga horária de 40 horas, busca a sedimentação da base teórica e a sua aplicação, e é desenvolvido na modalidade de educação a distância (EaD); e o terceiro módulo, com carga horária de 16 horas, na modalidade presencial, visa a sistematização do processo.

Os objetivos específicos do programa de formação de formadores são os seguintes: situar as competências necessárias para a atuação docente; conhecer e aplicar na ação docente os fundamentos didáticos e pedagógicos básicos expressos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam; organizar o planejamento de ações educativas e de aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos, entre outros.

Os conteúdos abordados no Nível 1 – Módulo 1 são: Competências para a docência e para a docência na magistratura; Ensino e aprendizagem, conceituação; O ensino para o desenvolvimento de competências; Planejamento da ação educativa: elementos do planejamento e suas especificações: definição de objetivos, organização dos conteúdos, estruturação das estratégias de ensino e encaminhamentos da avaliação.

A abertura do evento foi realizada no Novotel, nesta terça-feira (18), às 9 horas, e contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça, Des. Divoncir Schreiner Maran e do Diretor da Ejud-MS, Des. Júlio Roberto Siqueira Cardoso.

(*) TJ MS

Em parceria com a Ejud-MS, Enfam realiza a terceira edição do curso de Formadores

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.