16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Em tempos de “Lava Jato”, Crea-MS promove seminário de ética em Três Lagoas

07/06/2017 07h30

Em tempos de “Lava Jato”, Crea-MS promove seminário de ética em Três Lagoas

Encontro levará a Três Lagoas, na próxima quinta (8), no auditório da AEMS, palestrantes de Santa Catarina, Tocantins e Minas Gerais

Redação

A ética na engenharia nunca antes esteve tão em evidência na situação política e econômica do país como neste momento, com a Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal em 2014. De lá para cá, foram mais de 40 fases de investigação e desarticulação esquemas de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro que movimentaram uma dezena de bilhões de reais.
Envolvendo importantes empreiteiras brasileiras, partidos políticos e agentes públicos a operação levou à prisão diversas personalidades e fez com a ética voltasse ao centro de debates em instituições públicas e privadas.
“Este momento do país lança uma luz importante para o aprofundamento da questão de ética engenharia”, ressaltou o presidente do Conselho, Dirson Freitag. Ainda segundo ele, 70% das faltas éticas cometidas por profissionais em Mato Grosso do Sul estão ligadas ao descumprimento do dever do ofício – ou seja, abandono injustificado das atividades – e aparição de vícios construtivos, que são patologias apresentadas numa obra, decorridas em grande parte das vezes, pela falta de acompanhamento técnico da execução da mesma.

Todas essas faltas, desde que devidamente compradas, são cabíveis de punição, não somente ética, aplicada pelo Conselho profissional, mas também pela justiça.

Visando despertar a importância do tema nos jovens estudantes, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) promove em Três Lagoas, na próxima quinta-feira, (8), às 19h, no auditório da AEMS, o 3º Seminário de Ética Profissional, cujas edições anteriores foram realizadas em Campo Grande e Dourados, respectivamente.
Direcionado a profissionais e estudantes das áreas da engenharia e agronomia, o seminário contará com palestrantes de Tocantins, Minas Gerais e Santa Catarina que abordarão em palestras, temas envolvendo a ética nas condutas de profissionais, na saúde e segurança do trabalhador e no meio ambiente.

O evento está sendo promovido por iniciativa da Comissão de Ética Profissional do Crea-MS no auditório da AEMS, a partir das 19h. As inscrições estão sendo feitas no site. Para participar é necessária a doação de 1 agasalho, no dia do evento. Informações pelo telefone 67 3368-1000.

(*) Assessoria de Comunicação Crea-MS

Em tempos de “Lava Jato”, Crea-MS promove seminário de ética em Três Lagoas

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.