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sexta-feira, 19 de abril de 2024

Embrapa lança novas cultivares de algodão colorido

28/02/2005 14h17 – Atualizado em 28/02/2005 14h17

Dourados News

No dia 9 de março serão lançadas em Campina Grande, na Paraíba, as duas novas cultivares de algodão colorido da Embrapa: BRS Safira e BRS Rubi, de tonalidade marrom avermelhada. Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Embrapa é pioneira no desenvolvimento do algodão colorido no Brasil e já colocou no mercado outras duas variedades: BRS 200 Marrom e BRS Verde, lançadas, respectivamente, em 2000 e 2003.O lançamento da BRS Safira e da BRS Rubi acontecerá na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, às 20 horas, e tem como parceiros Natural Fashion, Karsten, SENAI/CTCC, Coteminas e EMEPA, além do Banco do Nordeste, instituição responsável pelo financiamento da pesquisa. O evento terá como atração principal um desfile de roupas produzidas a partir do algodão marrom avermelhado e de combinações com as outras cores já lançadas pela Embrapa.As fibras da BRS Safira e da BRS Rubi não desbotam. “Elas têm excelente solidez ao cloro e à luz, característica muito valorizada pela indústria têxtil”, diz Leoni Pasold, coordenador de Pesquisa & Desenvolvimento da Karsten. Testes realizados pela empresa em toalhas feitas a partir do novo algodão demonstraram que o produto preserva a cor mesmo após exposição prolongada à luz e em contato com água clorada, o que em fibras tingidas provoca desbotamento e até manchas.BRS Rubi e BRS Safira são resultado de um processo de melhoramento genético iniciado em 1996. “Elas foram originadas do cruzamento entre cultivares de fibra branca de boa qualidade adaptadas à região Nordeste e materiais introduzidos de cor marrom escura”, explica Luiz Paulo de Carvalho, obtentor das variedades e chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Algodão.Indicado também para pessoas alérgicas a tecidos artificialmente coloridos, o algodão colorido tem tido demandacrescente do mercado internacional – principalmente na Europa e no Japão, onde aumentam os adeptos de produtos naturais.

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