21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Emoção e reconhecimento durante homenagem a médico

16/04/2015 17h26 – Atualizado em 16/04/2015 17h26

Numa sessão marcada pela emoção, o médico oncologista pediátrico Marcelo dos Santos Souza

Assessoria

Marcelo dos Santos Souza atua no hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande e recebeu o título de Cidadão Três-Lagoense, conferido por propositura do vereador Welton Irmão, na noite de ontem (15), no plenário da Câmara Municipal. A homenagem foi proposta pelo vereador Welton Irmão e contou com a presença da prefeita Márcia Moura, do comandante da Polícia Militar tenente coronel Monari e do vereador Beto Araújo.

O plenário ficou lotado de familiares e amigos do homenageado. Nascido em Araçatuba (SP), o médico viveu em Três Lagoas até o ingresso na Faculdade Estadual de Medicina de Marília. Filho de Moacir Ferreira de Souza e Neusa dos Santos Souza, Marcelo dos Santos Souza estudou nas escolas João Ponde, Dom Aquino e João Magiano Pinto. Durante a entrega do título, a plateia aplaudiu o homenageado em pé. Ao usar a tribuna, as primeiras palavras do médico foram: “É muita emoção estar hoje aqui, com a casa cheia de parentes e amigos, estou me sentindo em casa”.

Ele lembrou das dificuldades para cursar medicina. De família humilde, ele contou coma ajuda de familiares, ganhou bolsa, com o apoio de um deputado, optou pelo crédito educativo e se formou na década de 1990. Outro destaque da fala do homenageado foi o relato do trabalho que faz no Hospital Regional Rosa Pedrossian, onde atualmente é concursado do “Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil”. Ele também é concursado no setor de oncologia e hematologia pediátrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

“Sou muito realizado na minha profissão, pois aprendo muito com as crianças, adolescentes e seus familiares, durante o tratamento. É um aprendizado contínuo, eles acham forças e superam as dificuldades”, ressaltou o médico. Representando a gráfica Rímoli, Reverton Rímoli falou do apoio que a empresa dá à AACC-MS (Associação de Apoio à Criança com Câncer), há dois anos. A entidade também foi fundada pelo Dr. Marcelo. Os dois são ainda amigos de infância. “Quando soubemos que o Marcelo estava à frente da AACC, tivemos certeza que o trabalho era sério. Fico emocionado ao falar dele e quero dizer que o sucesso não vem por acaso, vem de muita luta e muita dedicação”, frisou Reverton.

Ao discursar, a prefeita Márcia Moura parabenizou o vereador Welton Irmão pela propositura e homenagem a um grande homem. Ela destacou a dedicação, força e capacidade para vencer desafios do médico, bem como, a importância da família dele, formada por 16 irmãos, um deles pai de Marcelo, que também ajudaram a escrever a história do município, nestes 100 anos de existência.
“Esta homenagem, justa, merecida, só engrandece as comemorações dos 100 anos da cidade”, disse Márcia Moura.

Enquanto propositor da homenagem e pai de uma paciente do Dr. Marcelo, o vereador Welton Irmão, afirmou que falaria aquilo que vinha do coração e que através da homenagem, representava todos os pais das crianças e adolescentes atendidos pelo médico.

“O senhor é hoje exemplo e uma referência no estado, no tratamento do câncer em crianças e adolescentes. Todos sabemos das dificuldades que o senhor enfrentou para chegar onde o senhor chegou. Que Deus ajude, capacite, dê cada vez mais sabedoria para o senhor”, ressaltou o vereador.
Aproveitando a oportunidade o médico fez a apresentação do trabalho feito na AACC-MS e no Centro de Tratamento Onco-hematológico Infantil (CETOHI) do hospital Regional Rosa Pedrossian de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.

Aproximadamente, 30 crianças de Três Lagoas já passaram pelo Centro, que atende pacientes de zero a 19 anos. Atualmente, 60% dos tratamentos realizados são em crianças e adolescentes de todo o Estado. Nesta faixa etária, o médico relatou que a doença avança muito rápido, mas também há mais resposta aos tratamentos. A maior incidência é da leucemia, seguida de linfomas e câncer que atinge o sistema nervoso central. Por ano, a média em Mato Grosso do Sul, é o surgimento de 177 novos casos da doença, atingindo esta faixa de idade.

(*) Câmara Municipal de Três Lagoas

O médico Marcelo dos Santos Souza ao lado do vereador Welton Irmão. (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.