23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Emoção marca sessão solene do Dia da Mulher na Câmara

12/03/2012 14h00 – Atualizado em 12/03/2012 14h00

Emoção marca sessão solene do Dia da Mulher na Câmara de Três Lagoas

Assessoria de Imprensa

Uma sessão exclusiva para homenagear as mulheres de Três Lagoas foi realizada na noite de sexta-feira (9), na Câmara Municipal. A sessão proposta pelo presidente da Casa de Leis, vereador Nuna Viana (PMDB), e aprovada por todos parlamentares, levou nomes daquelas que ajudaram e ajudam a construir a história da cidade, prestando relevantes serviços à população.

A emoção marcou a festa, tanto para as homenageadas, quanto para o público presente. No início da sessão o presidente Nuna cedeu a cadeira da presidência à vereadora Vera Helena (PMDB) que conduziu a entrega de Moções de Congratulação, Títulos de Cidadãs Três-lagoenses e Benemérito.

“Esta homenagem é muito importante, na semana que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, nada mais justo que agradecê-las pela parceria, pelo trabalho e ajuda no crescimento de Três Lagoas”, justificou Nuna.

MOÇÕES

Ao som das orquestras municipais de Paletas e de Câmara foram entregues seis Moções de Congratulação. Propostas pelo vereador Jorge Martinho (PSD), foram homenageadas a jornalista Ana Cristina dos Santos e a babá Catarina Cardoso de Morais.

HOMENAGIADAS

O vereador Fernando Milan (PMDB) fez a entrega de uma moção à ex-vereadora Visitação Veron da Mota (Tia Nega) e, junto ao vereador Tonhão (PMDB), homenageou Jenir Neves da Silva, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Três Lagoas.

A diretora municipal de Cultura, Vickie Vituri, e a secretária de Assistência Social, Lúcia Firmino, também receberam as moções do vereador Tonhão. “Nos sentimos, todas, honradas com esta homenagem”, afirmou Vickie, que falou em nome das homenageadas.

TÍTULOS E HISTÓRICO

No momento de entrega de títulos, as homenagens emocionaram quem participava do plenário. A vereadora Marisa Rocha (PSB), que está em seu quarto mandato, recebeu das mãos do presidente da Câmara, o Título de Cidadã Benemérita, concedido a pessoas especialmente preocupadas e atuantes em causas sociais.

Formada em Pedagogia e sendo técnica em enfermagem, iniciou sua carreira política, como líder comunitária no bairro Vila Alegre, onde, junto com a comunidade, conseguiu as primeiras instalações do posto de saúde local, em meados de 1983. Em seguida, foi eleita presidente da associação de moradores, com lutas por aquisição de ambulância e creche, além de melhorias no posto de saúde. A atuação despertou o interesse político-partidário, como meio de solucionar problemas e questões de todo o município.

Em 1996, foi eleita vereadora, após ter cumprido mandato por pequeno período, já que era a primeira suplente do seu partido, conquista da eleição de 92. Em 2000 chegou ao terceiro mandato. Em 2004, por apenas um voto, não foi eleita, tendo o mandato interrompido, mas não o trabalho em prol da população de Três Lagoas. Na visão dela, este foi um momento “do trabalhar de Deus”, em sua vida. O quarto mandato chegou com a eleição de 2008, sendo a continuidade de sua trajetória humanitária à frente das lutas por melhorias na saúde pública, educação, moradia, segurança pública e lazer.

Ao lado de Nuna, o deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB) também prestou sua homenagem e entregou um vaso de flores para a parlamentar. Aclamada pelos companheiros de partido e amigos e reconhecida pelo trabalho social e humanitário, Marisa se emocionou ao falar na Tribuna.

“Este Titulo não é meu, é nosso, pois nunca fiz nada sozinha”, afirmou.

OUTROS TITULOS

Em seguida, recebeu o Titulo de Cidadã Três-Lagoense, a assistente social Maria José da Paz de Matos, que também se emocionou e dedicou a homenagem a seus familiares e amigos do sistema penitenciário e do Patronato Penitenciário de Três Lagoas, onde há 34 anos presta relevantes serviços. A proposta foi feita pelo vereador Ângelo Guerreiro (PSD) que fez a entrega junto à prefeita Márcia Moura (PMDB).

“É justa esta homenagem para Maria José que dedicou sua vida pela ressocialização dos presos em Três Lagoas”, justificou Guerreiro.

Em sua fala, Márcia, emocionada, falou da importância da mulher na sociedade e de sua força junto aos trabalhos no município.

“Nós sabemos sim lutar e vencer, pois somos fortes. Eu enfrentei um câncer e venci, nem deixei de trabalhar. Por isso hoje estou aqui com todas as três-lagoenses vencedoras”, afirmou a prefeita.

A campeã mundial de basquetebol, campeã pan-americana e integrante da Seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Ruth Roberta de Souza, também recebeu o Titulo de Cidadã Três-Lagoense.

Segundo o propositor da homenagem, vereador Jorginho do Gás (PSDB), Ruth, além de grande atleta que foi, sempre levou o nome do município.

“Ruth é uma mato-grossense de Guiratinga, que nunca citou sua cidade natal em uma entrevista, pelo contrário, sempre disse ser de Três Lagoas”, explicou Jorginho.

Em sua fala, Ruth foi aplaudida de pé por todos, emocionando os presentes com seu testemunho de vida, destacando que o título de cidadã era para ela mais significativo do que ter recebido o título pan-americano das mãos do presidente de Cuba, Fidel Castro.

“Eu gostaria de dedicar este titulo aos meus pais, que varrendo rua fizeram uma campeã mundial”, comentou Ruth.

Também recebe Título de Cidadã a vereadora Vera Helena. Nascida em Registro, interior de São Paulo, ela se mudou com a família para a cidade ainda criança. Aqui, seu pai, Onildo Bezerra Pinho assumiu cargos públicos, tendo a filha também entrado para a vida pública. Vera participou da eleição de 2000, ficando como suplente do vereador José Fernando Machado, o Jotinha, morto em acidente de moto. No biênio 2003/2004, ela assumiu a cadeira. Posteriormente, foi re-eleita duas vezes. Segundo a própria Vera, além de abordar questões que beneficiem toda a cidade, seu trabalho no Legislativo tem especial atenção à mulheres e às crianças. Hoje, já em seu terceiro mandato, a parlamentar recebeu a homenagem proposta pelo vereador Nuna Viana.

“Até achei estranho receber o título porque sempre se senti uma cidadã de Três Lagoas”, brincou.

A sessão solene terminou com um coquetel de socialização entre os propositores, homenageadas e participantes.

Momentos da homenagem prestada pela Câmara de Três Lagoas. (Foto: Assessoria de Imprensa)

Ruth Roberta de Souza durante sua fala na tribuna
Foto: Assessoria de Imprensa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.