Até o momento, já foram protocoladas 1.164 solicitações, de acordo com departamento de administração tributária

Encerra no próximo dia 23 (quarta-feia ), o prazo para os contribuintes solicitarem a isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2021.

Segundo o departamento de administração tributária, até o momento, foram protocoladas 1.164 solicitações. Destas, 1.084 foram deferidas, 35 indeferidas e 45 solicitações aguardam análise.

Já em relação ao exercício 2020, 1.519 protocolos foram solicitados para isenção do IPTU, exercício 2020. Destes, 1.384 foram deferidos e 135 indeferidos.

ISENÇÃO

Segundo Emerson Paulo Barbosa, diretor do Departamento de Administração Tributária, o recurso é destinado a Aposentados, Pensionistas e/ou Portadores de Doenças Graves e contribuintes com renda do núcleo familiar de até 2 salários mínimos com único imóvel.

Portadores de câncer também podem solicitar a isenção caso residam e possuam único imóvel, tenham renda familiar de até 3 salários mínimos, com residência padrão popular, sem metragem estabelecida (Lei 2916/2015) – prazo de janeiro a dezembro do ano que deseja a isenção.

Já portadores de moléstias (rol de doenças e isenção constantes no artigo 5° da Lei 2601/2012), a área construída deve ser de até 90 metros quadrados, renda do núcleo familiar de até 2 salários mínimos, único imóvel e constitua residência, padrão popular – prazo final para pedido até 31 de março do ano que solicita a isenção.

No caso de contribuintes que não sejam aposentados, pensionistas ou portadores de doenças graves, é necessário que os mesmos possuam residência, de área construída de até 80 metros quadrados, padrão popular (Lei 2299/2008), com prazo até 31 de dezembro do ano anterior ao qual desejam a isenção.

DOCUMENTOS

Para o contribuinte que deseja solicitar a isenção do IPTU é obrigatório que apresente cópias e original dos documentos para conferência. O comprovante de renda pode ser o extrato do banco onde consta o recebimento do benefício.

SERVIÇO

O Departamento de Administração Tributária está localizado na Avenida Rosário Congro,nº 285, centro da cidade e funciona das 07h às 17h.

Comentários