23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Encontro discute desenvolvimento da Grande Dourados

24/09/2002 09h43 – Atualizado em 24/09/2002 09h43

Acontece hoje em Dourados encontro de profissionais liberais, agricultores, empresários, comerciantes e trabalhadores para fechar documento sobre o desenvolvimento da Grande Dourados a partir dos valores diferenciados da região. Esta proposta que está sendo discutida desde a confraternização do dia 23 de agosto, no CTG Querência do Sul, com a presença de Zeca do PT. O encontro será realizado nesta terça-feira, às 16h30, na sede da Associação Comercial e Industrial de Dourados (ACID).

Depois de pronto o documento será entregue a Zeca do PT, e teve como principais temas discutidos a ciência, tecnologia, extensão rural e assistência técnica, financiamento e crédito, infra-estrutura de produção, agroindústria, comércio, serviços e acesso ao mercado. O grupo denominado o Novo Mato Grosso do Sul entrega firmarão compromisso com o governador José Orcírio Miranda dos Santos sobre o futuro de Dourados e região.

“Esta é uma discussão abrangendo todos os segmentos da Grande Dourados para que a região não fique à margem do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, e para isso alguns investimentos são imprescindíveis, já que Dourados é uma cidade universitária e precisa de toda uma infra-estrutura para atrair investimentos no setor de turismo, eventos, e outros”, afirma o empresário Humberto Dauber.

Entre o conjunto de propostas está a reformulação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário, Assistência Técnica e Extensão Rural (Idaterra) com aumento do quadro de funcionários e criação de um centro de pesquisa em Dourados, treinamento dos profissionais que atuam junto ao homem do campo (serviços de ATER), revisão da legislação do Fundo de Apoio à Pesquisa e da FUNDECT para apoiar um Sistema Estadual de Pesquisa, criação da Escola do Empreendedor com gestão do conhecimento, capacitação técnica e gerencial, ampliação da abrangência do Fundo de Aval de Mato Grosso do Sul para apoiar as linhas de crédito do Programa Agricultura Familiar e a criação de linhas de crédito para Banco do Povo atender o miniprodutor rural.

Para alavancar o desenvolvimento é discutido investimentos em infra-estrutura, com destaque para alternativas de sistemas de transporte ferroviário, rodoviário e aéreo, atendimento da região com o gás natural, manutenção das estradas vicinais, programa de irrigação envolvendo a região, estratégia de desenvolvimento do distrito industrial, construção de um anel viário e centro de convenções em Dourados,

E sobre PROVE-Pantanal é discutido a transformação num sistema agroindustrial solidário da agricultura familiar de Mato Grosso do Sul e, para isso, o Programa deve ser reestruturado, em redes de agroindústrias, gerenciadas em auto-gestão e de agroindústrias certificadas pela marca PROVE-Pantanal. Com isso, o produtor ganharia em competitividade, atuando associado a outros produtores e não ficaria dependente das grandes redes de distribuição. Para facilitar a comercialização dos produtos regionais será necessário a criação de uma agência de abastecimento e acesso ao mercado em Dourados.

“A discussão com os setores produtivos está evoluindo muito positivamente no sentido de construirmos em Mato Grosso do Sul um modelo de desenvolvimento sustentável que compatibilize a justiça social e o respeito ao meio ambiente”, afirmou Egon Krakhecke.

Para divulgar os atrativos regionais do Estado é proposto a criação de uma agência de desenvolvimento para acesso a mercado, atração de investimentos, informação estratégica e marketing. Em que a parceria com a iniciativa privada seja o grande diferencial em busca de novos mercados e tecnologias.

Segundo o engenheiro agrônomo Ermínio Guedes dos Santos este é o momento de buscar promover a região pelas suas potencialidades”. Ermínio Guedes completa dizendo que “desenvolvimento de uma região ocorre quando os atores locais, assumem compromisso com o futuro, a partir dos seus valores endógenos, compartilhando compromissos pela produção e produtos competitivos, capazes de gerar renda, emprego e melhoria na qualidade de vida”. A partir das propostas formuladas o Governo do Estado deve desenvolver estratégias comprometidas sistemicamente com a comunidade da região da Grande Dourados, com o desenvolvimento local, de forma sustentável.

Mas para que isso aconteça é necessário a estruturação de um Sistema Local de Produção para gestão do desenvolvimento regional, onde o envolvimento de todos os agentes econômicos, políticos, educacionais e sociais, que tenham a produção diversificada com alto valor agregado, baixos custos de transações e com vantagens competitivas diferenciadas como principal meta.

“Estas discussões trazem como conseqüência dois pontos principais, um para o governo que poderá ter ações mais efetivas por ouvir os representantes da região e outro para a nossa própria articulação em que temos possibilidade de conversar e pensar sobre o que precisa ser feito para que a região efetivamente se desenvolva”, diz Maurício Rodrigues Peralta, da Cooagri.

Fonte: MS Notícias

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.