21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Endemias encerra “Semana de Conscientização” de combate ao aedes aegypti em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Diretoria de Vigilância e Saneamento e Coordenação Municipal de Endemias, realizaram a “Semana de Conscientização” de Combate ao Aedes aegypti – transmissor de Dengue Chikungunya e Zika.

Durante a semana foram realizadas ações em todas as Unidades de Saúde, com orientações e distribuição de materiais educativos aos usuários, além de terem sido realizadas palestras em escolas e empresas do Município.

Nesta sexta-feira (24), “Dia D” da campanha, os profissionais se reuniram na Praça Senador “Ramez Tebet”, onde foram montados estandes com amostras do Aedes aegypti desde a fase aquática até o mosquito, algo que chamou muito a atenção da população que passou pelo local.

Durante o evento foram realizadas demonstrações dos equipamentos utilizados no combate aos mosquitos e as larvas, os profissionais também relembraram os principais pontos que podem se tornar criadouros do mosquito, como os pneus e garrafas, e que precisam ser eliminados.

As crianças também puderam desfrutar de momentos de diversão, com muita educação, foi realizada a apresentação de teatro de fantoches que ensinaram os pequenos a como combater o mosquito.

O coordenador do setor de endemias, Alcides Ferreira, disse que o evento foi um grande sucesso, a mensagem foi passada às centenas de pessoas que residem em diferentes bairros de Três Lagoas, além disso, a informação repassada vai chegar longe para que esta batalha contra o mosquito possa ser vencida.

Alcides explicou, também, que essas ações são para alertar a população quanto às medidas de controle e limpeza dos quintais para controle da proliferação do mosquito.

DRONE

Com o auxílio de um drone, os agentes realizaram vistoria na região, verificando a existência de calhas entupidas, pontos que pudessem acumular água em cima dos telhados e em terrenos baldios. A tecnologia é nova e de acordo com o coordenador do setor está sendo incorporada aos poucos no combate ao mosquito.

Após as demonstrações, a equipe realizou uma carreata pelo centro de Três Lagoas.

PARTICIPAÇÕES

Outros departamentos da Prefeitura também estão envolvidos na realização do evento, como a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Defesa Civil. A ação conta com o apoio da Polícia Militar (PM), Exército, Polícia Civil (PC), Instituto de Desenvolvimento Social e Ambiental de Mato Grosso do Sul, Sindicato dos Empregados do Comércio, SindVarejo, Núcleo Regional de Controle de Vetores e demais parceiros do Comitê de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti.

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Semana de Conscientização contra o Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya e Zika foi idealizada para alertar a população dos riscos eminentes do atual cenário da doença no Mato Grosso do Sul.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) tem alertado para o risco de epidemia de Dengue e Chikungunya, sendo que vários municípios do estado já se encontram com aumento de casos, principalmente de Dengue.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.