16.7 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Entrevistadores do Cadastro Único para programas sociais são capacitados na capital

28/11/2018 13h14

No total 30 técnicos, da Capital e interior, estão sendo capacitados nesta turma

Redação

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), realiza até hoje (28.11), na Escola do SUAS/MS Mariluce Bittar, em Campo Grande, a 5ª capacitação do ano para entrevistadores do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Executada por meio da Superintendência da Política de Assistência Social (Supas), da Coordenadoria de Proteção Social Básica (CPSB) e da Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família (PBF), a capacitação visa formar os técnicos municipais para o desempenho de suas funções como entrevistadores do Cadastro Único e do PBF, objetivando melhora na qualidade das informações coletadas durante a entrevista com as famílias.

No total 30 técnicos, da Capital e interior, estão sendo capacitados nesta turma.

O cronograma prevê atividades de autoinstrução, aulas expositivas e recursos audiovisuais, com carga horária total de 24 horas, sendo considerado habilitado o aluno que obtiver 80% ou mais de acertos dos itens do Teste Final e 100% de frequência.

Cadastro Único

A execução e a gestão do Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família são públicas e governamentais e dão-se de forma descentralizada, por meio da conjugação de esforços entre Governo Federal, estados e municípios observando a intersetorialidade.

Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que possam melhorar suas condições de vida.

Para construir essa ponte, um dos primeiros passos é garantir que os dados incluídos nos formulários de cadastramento reflitam de fato a realidade das famílias a serem incluídas no Cadastro Único.

(*) Informações Portal MS

Foto: Leomar Alves Rosa

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.