25.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Equipe da SEMEA e produtores rurais participam de “Dia de Campo” sobre cultivo e manejo de pastagem

13/11/2018 13h33

Equipe da SEMEA e produtores rurais participam de “Dia de Campo” sobre cultivo e manejo de pastagem

Os palestrantes expuseram as vantagens da brachiaria brizantha – MG-4 para o proprietário rural e o rebanho

Redação

A equipe da Diretoria de Agronegócio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA) participou do encontro “Dia de Campo”, no último sábado (10), realizado na Fazenda Barra do Cervo, em Três Lagoas.

Promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) e pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER), o encontro reuniu fazendeiros, produtores rurais e técnicos agrícolas da região, e teve como tema “reforma de pastagens – brachiaria brizantha – MG-4”.

De acordo com o coordenador geral de gestão de políticas públicas do agronegócio, Célio Lopes de Barros, os palestrantes Jurandir Xavier Duque Júnior e José Américo Boscaine orientaram sobre o manejo de pastagem dessa variedade de capim, os benefícios para o rebanho e medidas eficazes para baratear a produção.

Além disso, os participantes estiveram em campo, conhecendo na prática a pastagem existente na propriedade.

“Foi muito produtivo para toda a equipe participar desse encontro e ter conhecimento sobre a tendência de produção do MG-4, já que é um tipo de pastagem muito comum na região e no Estado.

Este aprendizado nos permitirá instruir e sanar dúvidas de proprietários rurais de Três Lagoas que tenham interesse em trabalhar com este gramíneo.

O objetivo é multiplicar conhecimento em prol ao homem do campo”, reforçou Célio.Da SEMEA, participaram os engenheiros agrônomo Manoel Latta, Amanda Pivotto e o tratorista, Nelson Rodrigues da Silva. Pela AGRAER, de Três Lagoas, estiveram presentes a gestora de desenvolvimento rural, Sônia Komori, a gestora sócio organizacional rural, Cleide Aparecida Nogueira, agente de serviço sócio organizacional, Eufrásia Silva, e o gestor de desenvolvimento rural, Celso Yamaguti.

SOBRE A BRACHIARIA BRIZANTHA – MG-4

Cultivar MG-4 é uma nova opção dentro do gênero Brachiaria brizantha, tendo maior adaptabilidade a solos ácidos e inférteis e apresenta maior resistência a cigarrinha das pastagens.

Se adapta a regiões tropicais, desde o nível do mar até 1800 m de altitude e com precipitação anual superior a 800 mm. Tolera secas prolongadas, tem boa capacidade de rebrota.Não tolera solos encharcados e é suscetível a geadas.

O sabor do MG-4 tem boa aceitação de bovinos e apresenta valor nutritivo de moderado a bom. O material é uma opção para a engorda de rebanhos em solos de Cerrado.

Foto: Assessoria

Na foto, Amanda Pivotto, Manoel Latta e Célio Lopes de Barros, da SEMEA

Equipe da SEMEA e produtores rurais participam de “Dia de Campo” sobre cultivo e manejo de pastagem

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.