20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Equipes da ESF Vila Haro promovem dia de atenção especial à saúde da mulher

28/03/2018 16h32

Esta unidade de Estratégia de Saúde da Família atende a uma população estimada em mais de 7,4 mil pessoas, residentes nessa área de abrangência

Redação

As equipes de servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, lotadas na unidade de Estratégia de Saúde da Família – ESF Vila Haro, promoveram uma série de ações, voltadas diretamente à saúde da mulher, no período da manhã e à tarde, nesta quarta-feira (28).

Esta programação, assim como a que ocorreu em todas as unidades da SMS, estava prevista no cronograma de ações, previamente divulgadas pela Diretoria de Atenção Básica de Saúde para o mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Na ESF Vila Haro, coordenada pela enfermeira Andressa Torres, cada uma das duas equipes, constituídas por um médico da família, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e cinco Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a programação “foi quase que exclusivamente dedicada às mulheres, já que não deixamos de atender outros pacientes, neste dia”, informou a coordenadora.

Junto com o café especial, especialmente montado para as mulheres, foram proferidas palestras motivacionais sobre a importância e significado do que é ser mulher e os cuidados que deve ter com a sua saúde; planejamento familiar e uso adequado dos contraceptivos; encaminhamentos às consultas médicas, odontológicas e de enfermagem; coletas de preventivo; exame de mama; atualização das cadernetas de vacinas; e até maquiagem, penteados, manicure e pedicure, entre outras.

Esta unidade de ESF da SMS de Três Lagoas atende a uma população estimada em mais de 7,4 mil pessoas, residentes no Bairro Vila Haro e bairros adjacentes que formam essa área de abrangência.

“São 18 micro áreas e 11 delas estão cobertas pelo trabalho dos nossos ACS, que atendem em torno de 2,7 mil famílias, cadastradas na nossa ESF”, informou a enfermeira Andressa.

(*) Assessoria de Comunicação

Junto com o café especial, especialmente montado para as mulheres, foram proferidas palestras motivacionais (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.