17.2 C
Três Lagoas
sábado, 20 de abril de 2024

Escola do Sesi de Três Lagoas inicia nesta sexta-feira o 4º Torneio Interclasse de Robótica

17/08/2017 09h13

A competição faz parte do torneio promovido anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul, que começou no dia 12 de agosto

Redação

A Escola do Sesi de Três Lagoas inicia, nesta sexta-feira (18), a partir das 13h30, a 4ª edição do Torneio Interclasse de Robótica, que será concluído no sábado (19) e tem a participação de 12 equipes formadas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do estabelecimento de ensino. A competição faz parte do torneio promovido anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul, que começou no dia 12 de agosto pela Escola do Sesi de Aparecida do Taboado e termina no próximo dia 30 de setembro na Escola do Sesi de Maracaju, e é um aquecimento para que os alunos possam se preparar para competições nacionais e internacionais de robótica da FLL (First Lego League).

As 12 equipes da Escola do Sesi de Três Lagoas que participarão do interclasse nesta sexta-feira e sábado são: Water Lego (6º ano A), Water Life (6º ano B), H2LEGO (6º ano C), The King Lego (6º ano B1), Water Defenders (7º ano A), Water Tech (7º ano B), Electrophorus (7º ano C), Hidrolego (8º ano), HidrO2 (8º ano B), Aqua Team (8º ano C), Hidrogenius (9º ano A) e Cyber Water (9º ano B). Neste ano, o tema proposto pela FLL é “Hydro Dinamics: O que poderia se tornar possível quando compreendemos o que acontece com a nossa água?”.

A gerente de educação do Sesi, Simone Cruz, afirma que o Interclasses é o momento de preparação dos alunos para grandes torneios de robótica, além de representar uma oportunidade de desenvolver projetos que poderão, quem sabe, ajudar milhões de pessoas no futuro. “Durante esse processo, novos horizontes são abertos para que os participantes desenvolvam o interesse pela ciência e tecnologia e descubram novas possibilidades de carreira”, comentou.

Premiação

Os alunos participantes são premiados com medalhas e, além da equipe campeã, as equipes que se destacam nas categorias avaliadas (Pesquisa, Core Values, Design Robô e Desafio do Robô) são contempladas com um certificado de reconhecimento. No projeto de pesquisa os alunos devem apresentar uma solução inovadora em conformidade com o tema da temporada do torneio

Na etapa Core Values, há uma atividade em grupo onde os juízes analisam se os valores do torneio foram contemplados: trabalho em equipe, competição amigável e aprender divertindo-se; depois o design do robô é avaliado para analisar se os alunos cumpriram os quesitos desenho mecânico, estratégia e inovação na programação; e, no desafio do robô, os robôs são projetados e programados pelos membros da equipe para executar uma série de tarefas, ou missões, durante partidas de 2 minutos e meio em uma mesa de competição que reflete o tema do mundo real para aquela temporada.

Das sete escolas do Sesi no Estado (Campo Grande, Corumbá, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Naviraí, Dourados e Maracaju), 41 times disputam a classificação para poderem participar do Torneio Regional, em Goiânia (GO), e, se classificadas, seguem para o nacional, em Brasília (DF). Depois de Aparecida do Taboado e Três Lagoas, o Torneio de Interclasses 2017 segue no dia 2 de setembro em Naviraí, com quatro times, no dia 16 de setembro em Dourados, como oito times, dia 23 de setembro será a vez de Corumbá, com cinco times, e, no dia 30 de setembro, em Maracaju, com quatro times da cidade mais quatro times de Campo Grande.

“Os torneios interclasses de robótica realizados nas Escolas do Sesi propiciam aos alunos, além da inserção no mundo da tecnologia, a possibilidade de se envolverem em projetos de pesquisa que buscam a solução para uma problemática da vida real. Durante o processo de desenvolvimento destes projetos, os alunos desenvolvem atitudes empreendedoras que os auxiliarão em suas carreiras, como: trabalho em equipe, iniciativa, criatividade, inovação e solução de problemas”, completa a coordenadora responsável pelo projeto de robótica nas escolas do Sesi do Estado, Juliana de Alencar Nicolau.

(*) Assessoria de Copmunicação Fiems

Os alunos participantes são premiados com medalhas (Foto/Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.