04/04/2016 14h25 – Atualizado em 04/04/2016 14h25

O objetivo do projeto é trabalhar com os alunos a problemática do trabalho infantil

Assessoria

A partir de abril, as escolas municipais Ramez Tebet e Joaquim Marques vão receber o projeto MPT na Escola, realizado pelo Ministério Público do Trabalho. O objetivo da ação é informar e conscientizar as crianças sobre o trabalho infantil e neste ano, o conteúdo será trabalhado com crianças de cinco e seis anos.

Para aplicar o projeto em sala de aula, professores da Rede Municipal de Ensino (REME) passaram por uma capacitação no Ministério Público do Trabalho, em Campo Grande. No treinamento, realizado no mês de março, todas as orientações pedagógicas foram passadas e a cartilha para o professor foi entregue como material de apoio.

De forma lúdica, por meio de atividades e brincadeiras os alunos vão aprender sobre o que é o trabalho infantil, educação e trabalho infantil, legislação, dados do trabalho infantil no país, asseguração de seus direitos, prejuízos causados pela prática, trabalho doméstico, casos em que o trabalho infantil é crime e a atuação do Ministério Público do Trabalho.

Os alunos também vão receber uma cartilha ilustrada, onde o tema é abordado por meio de histórias. O material também conta com atividades de palavra cruzada, labirinto e caça palavras.

Prêmio MPT na Escola

Desde 2015, o Ministério Público do Trabalho, por meio do projeto MPT na Escola, realiza um prêmio nacional. As escolas participantes podem inscrever seus trabalhos nas categorias conto ou poesia, esquete teatral, música e pintura.

O tema a ser desenvolvido pelos alunos é sempre o trabalho infantil e podem ser inscritos até quatro trabalhos por categoria. Além da etapa nacional, o prêmio também conta com as fases municipais e estaduais. Em 2015, o valor total do prêmio foi de R$ 200.000, sendo R$ 50.000 para o melhor trabalho de cada categoria.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

A partir de abril, as escolas municipais Ramez Tebet e Joaquim Marques vão receber o projeto MPT na Escola, realizado pelo Ministério Público do Trabalho. (Foto: Assessoria)

Comentários