10/03/2016 12h24 – Atualizado em 10/03/2016 12h24

Durante todo o ano letivo de 2016, o tema será trabalhado com alunos, pais e professores em busca de um combate efetivo do mosquito transmissor da Zika

Assessoria

Dando continuidade à campanha Zika Zero, lançada pelo Ministério da Educação em fevereiro, a Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, que fica no bairro Jardim Novo Alvorada, vem realizando uma série de ações.

O objetivo é trabalhar juntos com os alunos, pais, professores e funcionários, a importância do combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que além da Dengue, também transmite a Febre Chikunguya e o Zika Vírus.

Segundo a diretora da escola, Ana Lúcia Florentino Fonseca, o trabalho é contínuo e conta com a adesão das crianças.

Para a diretora, o maior desafio é atingir os pais, mobilizar as famílias para que os cuidados sejam de fato tomados. “Os alunos passam para os pais as informações que transmitimos a eles aqui na escola. Nossa preocupação é justamente que as casas e as famílias sejam mobilizadas, pois aqui na escola estamos fazendo a nossa parte”, disse Ana Lúcia.

APOIO DO EXÉRCITO

A escola municipal Eufrosina Pinto também está engajada na mobilização. No final de fevereiro, com a presença de militares do Exército e agentes municipais de saúde, distribuiu folhetos informativos e orientou as crianças, sala por sala.

Para os pais, as orientações sobre a prevenção e sintomas de cada doença foram passadas pelo coordenador de Educação e Saúde da Secretaria de Saúde, Fernando Garcia Brito, que falou sobre características e evoluções físicas pelas quais o mosquito já passou e seus novos hábitos.

A escola, que possui cerca de 730 alunos matriculados no período matutino e vespertino foi a primeira a receber a visita do Exército, parceiro das Secretarias Municipais de Saúde e Educação.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL

No dia 19 de fevereiro, o Ministério da Educação realizou a mobilização nacional da campanha Zika Zero. Em Três Lagoas, as ações se concentraram na escola municipal Joaquim Marques. Após a palestra, alunos e professores percorreram as casas vizinhas à escola distribuindo panfletos informativos e orientando moradores.

Na ocasião, representando o Governo Federal, o diretor do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Osmar Jesus Macedo também esteve presente, juntamente com a secretária municipal de Educação, Jussara Fernandes.

PACTO NACIONAL DA EDUCAÇÃO CONTRA O ZIKA

No início de fevereiro, o MEC lançou em Brasília – DF, a Campanha Zika Zero. Na ocasião, o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante; o secretário de Educação Continuada do MEC, Paulo Gabriel Nacif e o secretário-executivo Luiz Cláudio Costa, apresentaram a campanha de mobilização aos secretários municipais de educação e representantes de entidades ligadas à educação básica, tecnológica e superior.

Para garantir a efetividade das ações, os presentes assinaram o Pacto Nacional da Educação Contra o Zica e receberam as orientações sobre os materiais gráficos e sobre as devolutivas que devem ser enviadas ao MEC. Três Lagoas está entre as cinco cidades de Mato Grosso do Sul que foram convidadas a participar da reunião e assinar o Pacto.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

Dando continuidade à campanha Zika Zero, lançada pelo Ministério da Educação em fevereiro, a Escola Municipal General Nelson Custódio de Oliveira, que fica no bairro Jardim Novo Alvorada, vem realizando uma série de ações. (Foto: Assessoria)

Comentários