20.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Especialista lança livro para pais ajudarem os filhos a se proteger de cyberbullying e trolls

31/10/2018 13h43

‘Como se defender contra cyberbullying e trolls: O que os pais devem saber sobre o funcionamento da Internet’ revela como garantir a segurança online de crianças e adolescentes

Gisele Berto

‘Como se defender contra cyberbullying e trolls: O que os pais devem saber sobre o funcionamento da Internet’ é mais novo livro de Fernando Azevedo, sócio da empresa de reputação online Silicon Minds. “Muitos pais não sabiam dos riscos do cyberbullying, por isso, não podiam ensinar aos seus filhos os perigos da Internet. Com essa publicação, quero mostrar exatamente como lidar com esses problemas modernos”, revela o autor.

De maneira clara e objetiva, o livro revela aos pais como trolls e cyberbullies agem abrigados na impunidade, na ilusão do anonimato, na falta de responsabilidade e no desejo de aborrecer as pessoas. Embora a Internet tenha possibilitado que as pessoas se conectem umas com as outras e obtenham informações rapidamente, ela também tem seus riscos. Assim como no mundo real, há um lado da Internet do qual é preciso proteger as crianças e os adolescentes. Mesmo que existam diversas medidas de segurança e ferramentas online que possam ser empregadas para garantir que a garotada esteja segura online, é muito fácil para mentes jovens se envolverem em golpes de phishing e conteúdo inadequado com apenas alguns cliques do mouse.

Sob seu olhar de cientista da computação, desenvolvedor web e gerente de uma empresa de reputação online, o autor quer ensinar como prevenir, mitigar, relatar, limpar e gerenciar uma situação como o cyberbullying. “No livro ensino como defender a si mesmo, assim como a reputação de seus filhos e de sua família, sempre dentro da lei e administrando todos os efeitos colaterais”, explica Azevedo.

‘Como se defender contra cyberBullying e trolls: O que os pais devem saber sobre o funcionamento da Internet’ é vendido exclusivamente na Amazon (https://www.amazon.com.br/Como-defender-contra-CyberBullying-Trolls-ebook/dp/B07JMLSDYS) em formatos Kindle e papel impresso.

10 dicas de segurança online para crianças e adolescentes

Quer saber como você pode garantir a segurança de seus filhos online? Fernando Azevedo, sócio da Silicon Minds, empresa de reputação online sediada no Vale do Silício, Califórnia (EUA), dá 10 dicas para ensinar seus filhos antes que eles acessem a Internet:

Pense antes de postarUma das coisas mais importantes que você precisa ensinar a seus filhos sobre como ir à Internet é que, seja qual for a postagem, isso pode afetar os relacionamentos futuros. Com a Internet fornecendo uma falsa sensação de animosidade, é fácil postar algo de que eles possam se arrepender mais tarde. Ensine seus filhos a pensar antes de postar, especialmente se for algo que ofenda os outros. Faça com que eles entendam que sempre há consequências para suas ações, mesmo que sejam “apenas” online.

** Evite golpes de phishing**
Phishing é uma maneira desonesta que cibercriminosos usam para enganar e levar as pessoas a revelar informações pessoais, como senhas ou cartão de crédito, CPF e número de contas bancárias. Eles fazem isso enviando e-mails falsos ou direcionando a vítima a websites falsos.
Para o olho destreinado, é difícil descobrir um esquema de phishing a partir de um email legítimo. Por isso, antes de permitir que seus filhos tenham seus próprios endereços de e-mail, avise-os sobre e-mails suspeitos. Se eles forem solicitados a revelar detalhes pessoais, como informações bancárias e/ ou senhas, devem primeiro falar com você antes de fazer e enviar qualquer coisa.

Proteja sua privacidadeNinguém está a salvo de perseguidores virtuais e ladrões de identidade. Lembre-se de tomar as medidas necessárias para proteger a privacidade online de seus filhos, principalmente nas redes sociais. Aproveite os recursos de segurança, como notificações de login e opções de compartilhamento, para garantir que a conta do seu filho seja mantida em sigilo. Ensine-os a usar apelidos e, sempre que possível, evitar postar seus dados pessoais online, como seus emails, números de celular e data de aniversário. Por fim, cuidado com as fotos que postam.

Não fale com estranhosSobre a questão da privacidade, ensine seus filhos que eles devem apenas adicionar e aceitar solicitações de pessoas que conheçam pessoalmente. Quando se trata de iniciar conversas online, diga-lhes que devem interagir apenas com quem a família conhece.

Não faça compras no aplicativo sem a aprovação dos paisEmbora a maioria dos jogos possa ser baixada gratuitamente, há alguns que estimulam as compras no aplicativo a fim de obter reforços ou atingir novos níveis. Diga a seus filhos que peçam permissão primeiro se quiserem fazer compras ou, melhor ainda, remover a possibilidade de fazer compras online, definindo restrições em seus dispositivos.

Fale quando estiver sofrendo cyberbullyingAtualmente, o cyberbullying é um dos maiores problemas entre crianças e adolescentes. Por isso, é importante incentivá-los a se aproximarem de você imediatamente caso recebam mensagens com as quais não se sintam à vontade.

Evite usar apenas uma senha para todas as contasTer apenas uma senha para todas as contas compromete a segurança online. Portanto, ensine seus filhos a definir senhas diferentes para suas diversas contas, além de um local seguro para anotá-las, para que elas não sejam esquecidas. As senhas seguras geralmente têm mais de 12 caracteres e possuem uma boa combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres.

Faça uma lista de sites “permitidos” para onde eles podem irNão há como negar que a Internet pode ser um lugar assustador. Portanto, antes de permitir que seus filhos entrem online, crie uma lista segura de sites que eles possam visitar. Você também pode bloquear sites em seus navegadores para impedir que seus filhos tropecem no lado escuro da Internet.

Use a Internet somente quando necessárioCom a Internet sendo mais acessível para qualquer pessoa com um laptop ou celular, estima-se que existam cerca de 420 milhões de pessoas em todo o mundo são viciadas nela. Ensine seu filho que o acesso à Internet é mais um privilégio do que um direito, assim, eles só podem entrar online quando necessário. Estabeleça limites, como permitir a eles usar a Internet uma hora por dia ou algumas horas durante o final de semana depois de terminarem o dever de casa e as tarefas.

Seja um bom modelo onlineIncentive seus filhos a serem usuários responsáveis da Internet. Lembre-os constantemente de que devem usá-la apenas para o bem e não para fazer cyberbullying, difamação, calúnia com outras pessoas ou visitar sites inapropriados. Seja você um bom modelo, mostrando-lhes como usar corretamente a Internet e ter interações seguras e monitoradas com os outros, para que eles, por sua vez, possam ser modelos de internautas também.

Serviço

Como se defender contra cyberBullying e trolls: O que os pais devem saber sobre o funcionamento da InternetAutor: Fernando Uilherme Barbosa de Azevedo
Páginas: 95
Versões: impressa e online (Kindle)
À venda somente na Amazon neste linkPreço: R$ 24,99

Especialista lança livro para pais ajudarem os filhos a se proteger de cyberbullying e trolls

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.