22.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada de Matemática – OBMEP 2016

24/03/2016 16h15 – Atualizado em 24/03/2016 16h15

É realizada em duas fases para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio

Da redação

Já estão abertas as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) no endereço OBMEP 2016. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelas escolas públicas de todo o País, exclusivamente na página da OBMEP, até 1º de abril.

A OBMEP é dirigida aos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e é realizada em duas fases – na primeira participam todos os alunos inscritos e, na segunda, aproximadamente 5% dos alunos de cada escola que tiverem o melhor desempenho na primeira fase, conforme o Regulamento.

Em 2015 participaram cerca de 18 milhões de estudantes de 47.580 escolas situadas em praticamente todos os municípios brasileiros. Em 2016, a OBMEP premiará 6.500 estudantes com medalhas e até 46 mil com certificado de Menção Honrosa. Aos ganhadores de medalhas é dada a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) com bolsa de Iniciação Científica Jr. do CNPq.

Além do PIC, a OBMEP desenvolve outros programas que visam incentivar o estudo e facilitar o acesso a conteúdos de qualidade em matemática, disponíveis a todos no site.

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC).

(*) SED/MS

A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). (Foto: Divulgação)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.