16/04/2014 16h35 – Atualizado em 16/04/2014 16h35

A iniciativa propõe reflexão sobre o papel da cidade como território educador

Da Redação

O Concurso Tempos de Escola, realizado pelo Instituto Votorantim em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Canal Futura e apoio da Fibria, já está com inscrições abertas. Com tema “Nossa cidade também ensina. A educação está em todos os lugares”, a 6ª edição do Concurso Tempos de Escola é direcionada aos alunos da rede dos ensinos fundamental e médio, além da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Além dos 15 municípios participantes do PVE, o qual Selvíria recebe as atividades pelo segundo ano consecutivo, em 2014 outros dois, Barra Mansa/RJ e Itapeva/SP, participam somente do Concurso Tempos de Escola.

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar estudantes dos municípios participantes do projeto Parceria Votorantim pela Educação para a importância da dedicação aos estudos e ao valor da educação em seu desenvolvimento, promovendo uma reflexão sobre a existência de processos educativos em todos os lugares e o papel da cidade como território educador.

O concurso é dividido em quatro categorias, agrupando estudantes de acordo com a familiaridade de seus conhecimentos sobre escrita e língua. Com o subtema “Venha conhecer a minha terra”, os alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental escreverão uma carta para algum destinatário específico, apresentando atrações do município e diversas características locais.

Os estudantes do 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental trabalharão o subtema “Pessoas da minha cidade”, produzindo a biografia de um personagem local, a partir da forma que ele contribui com a comunidade. Já os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio escreverão sobre o subtema “Minhas aprendizagens na cidade e na escola”. Para categoria Educação de Jovens e Adultos, a proposta é escrever a biografia de um personagem da localidade, também a partir do subtema “Venha conhecer a minha terra”.

“Nosso objetivo é conscientizar a comunidade em relação ao potencial de ensino e aprendizado que sua cidade tem a oferecer. A ideia é que os alunos conheçam mais a região na qual vivem e entendam melhor esse potencial”, diz Anna Paula Colacino, coordenadora do projeto Parceria Votorantim pela Educação.

As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.blogeducacao.org.br/ até 10 de julho e os vencedores serão conhecidos em setembro.

Presente, atualmente, em 15 municípios de 12 estados brasileiros, o Parceria Votorantim pela Educação (PVE) conta com a participação das empresas do Grupo Votorantim para mobilizar a sociedade. Em 2013, o projeto trabalhou com o tema “valorização da leitura”.

O PVE já foi reconhecido pela Fundação Banco do Brasil como uma Tecnologia Social, passível de ser compartilhada e replicada, e vencedor do Prêmio Latinoamericano de Desenvolvimento de Base, realizado pela Fundación Iteramericana e RedEAmérica.

Nos últimos dois anos, por meio da parceria com a Fibria, o PVE beneficiou mais de 11 mil pessoas, envolvendo alunos, pais, comunidade, parceiros da Educação e empresários, nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Selvíria.

(*) Com informações de Assecom Fibria

Comentários