24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

“Este é o Centenário da Humanização”, diz prefeita durante lançamento do Instituto do Câncer

15/06/2015 08h58 – Atualizado em 15/06/2015 08h58

Prefeita esteve no lançamento da nova sede do Instituto do Câncer que terá investimento proveniente do Fundo Constitucional do Centro-Oeste e será construído numa uma área física de 5.000 m²

Assessoria

A prefeita Marcia Moura (PMDB) participou junto do vice-prefeito Luiz Akira (DEM) e governador Reinaldo Azambuja (PSDB) do lançamento da pedra fundamental da sede própria do Instituto do Câncer de Três Lagoas (ICTL), vinculado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), na tarde deste domingo (14).

O médico Dr. José Marcio Figueiredo, durante suas considerações falou sobre a missão do Instituto que tem previsão de ser entregue no início de 2017, oferecendo atendimento ambulatorial, radioterapia, internações para quimioterapia infusional e transplante de medula óssea, disponibilizando ao todo 30 leitos.

“Poderemos atender de forma digna todos os pacientes do Bolsão Sul-mato-grossense. Com o ICTL nasce uma missão de fazer com que o Município seja referência em tratamento oncológico em todo estado de Mato Grosso do Sul, mantendo o alto padrão de excelência e o respeito pela vida e responsabilidade social”, declarou o Dr. José Márcio, Atualmente, a equipe de oncologia trabalha numa área dentro do Hospital Auxiliadora, com dois consultórios. Só em 2014 foram mais de seis mil atendimentos ambulatoriais e 150 pacientes em quimioterapia/mês.

A diretora Geral do Hospital Auxiliadora, irmã Aurélia Brioschi fez uma alusão a parábola Bíblica da semente, para descrever a ocasião.
“Nós estamos comemorando a “semente” que foi plantada há um tempo, consequentemente regada, germinada e que hoje está produzindo. Um trabalho oncológico exige muita seriedade e atenção especial, tanto com a parte curativa e preventiva”, pontuou a diretora irmã Aurélia.

Na sequência, o arquiteto Luiz Eduardo apresentou o projeto arquitetônico do novo prédio.

“Este foi um desafio em trazer toda esta humanização e acolhimento às famílias. Nós teremos a praça da saúde que acolhe a sociedade três-lagoense, ou seja, o paciente estará muito bem amparado”, disse Luiz Eduardo.
O ICTL será construído num terreno de 5000 m², terreno este doado pelo grupo Montanini, para construção da sede própria do ICTL.

“Eu sei como é ter esta doença e sei também que todo apoio da família é muito importante, e quanto mais eles estiverem próximos, melhor”, declarou a chefe do Executivo Municipal, Marcia Moura.

“Fico muito feliz de poder ver este projeto ser lançado neste ano. O município não cresce só em obras e eu digo que este está sendo o Centenário da humanização com melhor acolhimento e atendimento quanto à saúde, cidadania e muito mais. Este projeto que hoje toma forma, é uma das provas disto”, ressaltou.

O ICTL contará com a construção de um prédio próprio, com uma área física de 5.000 m²; Reforma de uma ala inteira no HNSA, que comportará sua estrutura provisória; Aquisição de equipamentos modernos, todos de modo pioneiro no estado.

Até a conclusão do projeto, o ICTL atenderá seus pacientes no HNSA, como já acontece atualmente.

“Eu não tenho dúvida de que com a sede própria do ICTL, os pacientes terão melhores condições no tratamento ao câncer”, reforçou o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Logo após os pronunciamentos, as autoridades se dirigiram ao terreno onde será construído o instituto, para descerrarem a placa da pedra fundamental e também depositar diversos documentos que definem a identidade do momento e do Centenário de Três Lagoas, na cápsula do tempo que será aberta daqui 25 anos.

INSTITUTO DO CÂNCER

Com a implantação do Instituto será criado o Primeiro Laboratório de Biologia Molecular do Mato Grosso do Sul, com apoio da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Também será criado a Unidade de Transplante de Medula Óssea, atualmente todos os pacientes que necessitam desse tratamento são encaminhados ao estado de São Paulo.

Além disso haverá a criação de um centro de pesquisa clínica para desenvolvimento de novos tratamentos em parceria com outros hospitais de excelência.

As especialidades atendidas são a oncologia clínica e oncologia cirúrgica (cabeça e pescoço, cirurgia pélvica, cirurgia abdominal, partes moles, mastologia, uro-oncologia e sistema nervoso central).

Os exames diagnósticos oferecidos são: exames de análises clínicas, tomografia computadorizada, ressonância magnética, endoscopia, colonoscopia, bronscoscopia, raios-x, ultrassonografia, cintilografia, mamografia digital, densitometria óssea e biópsias guiadas por tomografia e ultrassom.

EMENDA PARLAMENTAR – REDE FEMININA

O deputado Estadual Eduardo Rocha (PMDB), entregou na ocasião um documento a presidente da rede Feminina que garante a retirada do valor de R$ 30 mil reais, oriundo de emenda parlamentar.

“Há três anos eu estava na luta por esta emenda parlamentar para atender a rede feminina e fico feliz de ter conseguido. Agora é só enviar este documento para Campo Grande e retirar o valor que será de grande valia”, considerou Eduardo Rocha, dirigindo-se a presidente Alda.

AUTORIDADES

Os deputados Estaduais Ângelo Guerreiro (PSDB) e Rinaldo Modesto “professor Rinaldo” (PSDB) estiveram presentes junto ao presidente da Câmara de vereadores Jorge Aparecido Queiroz “Jorginho do Gás” (PSDB), também do secretário de Estado, Nelson Tavares (Saúde), da presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Alda Campos, representantes do grupo Montanini e prefeitos de Municípios da região do Bolsão.
Vereadores do Município, secretários municipais e demais representantes da classe médica também prestigiaram o ato.

(*) Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Três Lagoas

A prefeita Marcia Moura (PMDB) participou junto do vice-prefeito Luiz Akira (DEM) e governador Reinaldo Azambuja (PSDB) do lançamento da pedra fundamental da sede própria do Instituto do Câncer de Três Lagoas. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.