20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Estudantes do Sesi de Corumbá e Dourados passam pela avaliação da Prova Brasil

10/11/2015 08h39 – Atualizado em 10/11/2015 08h39

Os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas do Sesi em Corumbá e Dourados participaram, na segunda-feira (09/11), da avaliação da Prova Brasil,

Assessoria

A avaliação da Prova Brasil, tem por objetivo diagnosticar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro com base em testes padronizados nas disciplinas de português e matemática e questionário socioeconômico.

Os resultados da Prova Brasil trarão dados referenciais para que os gestores e professores possam direcionar um conjunto de ações para melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos participantes com foco na ampliação do nível de exigência da proficiência.

Essa avaliação é aplicada a cada dois anos de forma censitária e almeja promover o desenvolvimento de um a cultura que estimula a melhoria de padrões e equidade da educação brasileira, bem como do adequado controle social de seus resultados.

A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escala aplicada pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e fornece um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado pelas escolas públicas e privadas.

REPERCUSSÃO

Segundo a orientadora educacional da Escola do Sesi de Corumbá, Shirley Ramalho, os estudantes responderam as questões de língua portuguesa, com foco em leitura, e de matemática, com foco na resolução de problemas. “Os resultados trarão referências para que possamos definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas”, reforçou.

Shirley Ramalho acrescenta que, de posse dos dados coletados com a Prova Brasil, será possível direcionar os recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias, melhorando assim a performance e o nível de exigência da proficiência dos alunos.

Já a coordenadora pedagógica da Escola do Sesi de Dourados, Nilva Maria Oliveira, comentou quanto à ênfase de avaliação, que hoje é considerada estratégia como subsidio indispensável no monitoramento educacionais com foco na melhoria da qualidade de ensino. “Com base no desempenho do conjunto dos alunos, é possível identificar as conquistas e as dificuldades de aprendizagem que pedem intervenções”, afirmou.

ALUNOS

Para o estudante Lucas Alexandre Ferminiano da Silva, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá, as avaliações são de suma importância. “Elas vão diagnosticar nossas dificuldades e a equipe gestora irá criar estratégias para saná-las”, pontuou.

“Estava fácil, a aplicadora explicou e com isso facilitou muito”, comentou a estudante Ana Clara Dantas, do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Dourados.

A professora Erica Nepomuceno, da Escola do Sesi de Dourados, acrescenta que a avaliação é um momento muito importante para os alunos e para o estabelecimento de ensino. “Por meio dela, podemos refletir sobre as nossas práticas para que ajudem a melhorar o processo de aprendizagem dos estudantes”, concluiu.

(*) Assessoria Fiems

A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escala aplicada pelo INEP (Foto:Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.