28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Estudo aponta produtividade da soja em 13 municípios

28/03/2012 08h59 – Atualizado em 28/03/2012 08h59

Da Redação*

A região norte de Mato Grosso do Sul obteve, na safra 2011/2012, os melhores índices de produtividade de soja em relação à média em todo o Estado, que foi de 42,6 sacas por hectare.

Os municípios de Costa Rica, Chapadão do Sul e São Gabriel, que somados contam com uma área plantada de 235,755 mil hectares, o que representa 13% da área cultivada no Estado, alcançaram um patamar superior a 51 sacas por hectare.

Os resultados foram apresentados em um estudo feito pela Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul) e Associação de Produtores de Soja (Aprosoja).

“As chuvas foram mais regulares ao longo do ciclo produtivo nessa região, ao contrário do cenário que vivemos no sul, onde a estiagem foi de 30 a 45 dias e influenciou diretamente na floração e enchimento dos grãos, prejudicando seu crescimento e reduzindo o potencial produtivo das lavouras”, analisa Lucas Galvan, assessor técnico da Famasul. A produção total de soja no Estado foi de 4,6 milhões de toneladas, com 2,5 mil kg por hectare, com uma área total de 1,8 milhão de hectares.

O estudo foi realizado em 13 municípios que representam 74% da área plantada da soja no Estado, com 1,3 milhões de hectares. Maracaju continua na liderança do plantio, com 210,5 mil hectares. O município com pior índice de produtividade foi Aral Moreira, no sul do Estado, com uma média estimada de 31,8 sacas por hectare.

Para o levantamento, a Famasul e Aprosoja MS fizeram o levantamento das lavouras, coletando amostras aleatoriamente, nas principais regiões produtoras do Estado. Em cada município avaliado, foram feitas análises, em no mínimo 6 pontos distintos, totalizando 90 pontos. Os dados levantados são inseridos no Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio de Mato Grosso do Sul (Siga-MS), e estão disponíveis nos sites das Instituições: www.aprosojams.org.br

Estudo aponta produtividade da soja em 13 municípios

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.