22/05/2019 15h10

Projeto Futuros Campeões aproxima crianças de grandes nomes do esporte e pode ser continuado após o encerramento do campeonato

Redação

Associado às provas de motocross, a Confederação Brasileira de Motociclismo realiza o projeto Futuro Campeões, que torna o motocross acessível a nova geração por meio de palestras motivacionais ministrada por Wilson Yassuda, ex-piloto de motociclismo e membro da Abraciclo, além de aproximar esses jovens a grandes nomes do esporte.

A próxima edição do Futuros Campeões e Carbono Zero acontece na etapa de Três Lagoas, nos dias 1 e 2 de junho – e promete bater o recorde de crianças participantes. Com o apoio da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, representada pelo promotor Antônio Carlos Garcia, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Prefeitura Municipal, as ações devem reunir aproximadamente 300 crianças das escolas Joaquim Marques, Escola Municipal Maria de Lurdes e Centro Juvenil Jesus.

Segundo o promotor de Justiça, a CBM dará o pontapé inicial para o projeto que será continuado após o encerramento do campeonato. “A ideia é que o projeto da CBM se estenda posteriormente ao evento somando às ações semelhantes já realizada pelo município, no qual serão feitos plantios em outras escolas e parques da cidade”, reforçou Garcia que lembrou o dia 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A ação irá acontecer na sexta-feira (31) que antecede as provas oficiais do campeonato das 13h30 às 15h30 no Arena Mix, local onde está instalada a pista.

FUTUROS CAMPEÕES

A temporada 2019 do Campeonato Brasileiro de Motocross está fazendo história e deixando marcas por onde passa. Ao longo das sete etapas previstas este ano para a competição, a Confederação Brasileira de Motociclismo tem realizado ações sociais com crianças e jovens das escolas municipais das cidades sedes do campeonato. Até o momento os municípios de Alfenas (MG) e Morrinhos (GO) foram contemplados .

Durante a ação os alunos têm a oportunidade de tirar dúvidas sobre a modalidade, conhecer a trajetória de seus ídolos e buscar inspiração para quem sabe também se tornarem pilotos profissionais. O atual campeão da MX1, Carlos Campano da equipe Yamaha, participou da ação em Alfenas e falou como foi receber o carinho das crianças. “Foi muito legal fazer parte. Esta é uma ação muito boa para nosso campeonato pois faz com que estes jovens criem desde cedo a paixão pelo esporte”, comentou o espanhol.

Na edição realizada em Morrinhos (GO) a atual campeã e piloto patrocinada pela Rinaldi, Maiara Basso, também mostrou a força das mulheres no motocross brasileiro. A piloto foi recebida com saudações calorosas e se surpreendeu com o tamanho da torcida. “Esta ação que a CBM fez incentiva essas crianças a prestigiarem o evento e conferir de perto o que é o motocross. Fiquei muito agradecida em receber a torcida e poder esclarecer sobre o que é ser um piloto profissional e mostrar que o esporte também é lugar de nós mulheres”, descontraiu Maiara Basso.

CARBONO ZERO

Para amenizar o impacto da emissão de gás carbônico das motocicletas a CBM também promove a ação denominada Carbono Zero. A iniciativa reúne pilotos e crianças das escolas municipais para fazer o plantio de árvores.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Henrique Alves, este é um legado que o motocross deixa por onde passa. ‘’É uma ação fantástica, porque além do esporte e lazer nos preocupamos com o social e o que o motocross deixa para a vida dessas crianças. O campeonato vai passar, mas ali plantaremos uma semente para a construção de quem sabe uma nova geração de pilotos de sucesso, além de uma cidade mais arborizada, com ambiente melhor para se viver”, comentou Firmo. Apenas em Alfenas foram doadas 5 mil mudas de árvores.

Pilotos com crianças em Morrinhos (GO): Futuros Campeões. Foto: Divulgação

Comentários