21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross irá agitar Três Lagoas

17/04/2013 09h59 – Atualizado em 17/04/2013 09h59

Lançamento e confirmação oficial do evento, marcado para os dias 25 e 26 de maio, ocorreu na Câmara Municipal

O presidente da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Henrique Alves esteve presente no lançamento e destacou os benefícios de um evento dessa magnitude para o município

Ricardo Mendes

Aconteceu na sessão da Câmara dos Vereadores o coquetel de lançamento da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross que pela primeira vez, será realizado em Três Lagoas nos dias 25 e 26 de maio.

O evento que reúne cerca de 300 pilotos de todo Brasil vai acontecer no Espaço Arena Mix, que sofrerá melhorias e readequações para a realização da prova.

A pista do Arena Mix será ampliada em mais de 400 metros para ser homologada pela CBM para liberação e realização conforme padrão da Confederação Brasileira de Motociclismo. Para isso, um engenheiro de pista a confederação estará nas próximas semanas em Três Lagoas para coordenar os trabalhos.

PARCERIAS E ORGANIZAÇÃO

O evento é uma realização da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e está sendo coordenado pelo promotor de Justiça, Antonio Carlos Garcia de Oliveira (Totó), amante do esporte e pelo diretor do site Perfil News, jornalista Ricardo Ojeda, que já promoveu o evento em Dourados, há 12 anos.

E conta como o apoio do Governo do Estado, através da Fundesporte, a prefeitura de Três Lagoas e a prefeita Márcia Moura também são parceiras do evento e sugeriu que a bilheteria fosse doada a uma entidade do município.

A entidade escolhida foi a CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes), que ficará com a arrecadação dos ingressos que serão vendidos pelo valor de R$ 5.

O estacionamento do evento ficará sobre responsabilidade da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar.

Também, a Câmara Municipal de Três Lagoas, através do presidente Jorginho do Gás e demais membros de legislativo estão empenhados para a realização da prova.

LANÇAMENTO OFICIAL

O lançamento oficial contou com a ilustre presença do presidente da CBM, Firmo Henrique Alves, que em seu discurso explicou aos vereadores e público presente na sessão á importância de um evento dessa grandeza para a cidade e os munícipes.

A etapa de Três Lagoas deve contar com mais de 300 pilotos que competirão em várias modalidades, sendo pilotos de nome e no hall de títulos, além de competidores de outros países.

Firmo destacou a importância para o estado da etapa do Campeonato Brasileiro ser realizada no município, “Para se ter idéia nobres vereadores e público presente, estados tão importantes do nosso país como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais não terão etapas, e eu como sul-mato-grossense fico muito feliz de ver uma etapa de um campeonato tão importante ser realizada no Mato Grosso do Sul, e através do evento à cidade de Três Lagoas estará em evidência” concluiu.

Outro ponto de destaque do presidente da CBM será a cobertura da imprensa nacional, o que destacará Três Lagoas no cenário esportivo nacional. O evento é transmitido ao vivo pelo canal esportivo ESPN além de cobertura da imprensa especializada e esportiva de todo o país.

O turismo local e o número de visitantes que estarão visitando Três lagoas durante os dois dias do evento é a melhor retribuição que a cidade pode receber por sediar um evento dessa magnitude, destaca Firmo Henrique.

“A economia da cidade será beneficiada, os hotéis vão aumentar seu número de hóspedes, os postos de gasolina vão aumentar os abastecimentos, o pipoqueiro vai aumentar suas vendas, segmentos que as pessoas nem pensam que pode se beneficiar com o evento também serão beneficiados como, por exemplo, casas de materiais de construção que vão aumentar as vendas de fios e borrachas e o setor gastronômico da cidade irá ter vantagem, ou seja é um evento que trará evidência e benefícios para a economia local” afirmou o presidente.

MÉDIA DE PÚBLICO

De acordo com os organizadores da etapa está sendo esperado um público de mais de 15 mil pessoas. Para isso será montado uma grande estrutura no Espaço Arena Mix, como praça de alimentação, banheiros, sala de imprensa, posto médico e local para estacionamento dos motorhomes.

ETAPAS

O Campeonato Brasileiro de Motocross é dividido em oito etapas, sendo que a primeira foi realizada no município de Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul. A segunda etapa será em Três Lagoas, enquanto as etapas subseqüentes serão realizadas em: Mato Grosso, Sergipe, Bahia, Santa Catarina, Goiânia e encerrando no dia 20 de outubro em Foz de Iguaçu, no Paraná.

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

Um dos organizadores do evento o jornalista Ricardo Ojeda destacou a importância da 2º etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross ser realizada em Três Lagoas e o legado que as melhorias da pista do Arena Mix podem deixar para futuros eventos.

“Três Lagoas está localizada próxima aos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraná, onde este esporte é muito praticado e onde residem os melhores pilotos de Motocross do Brasil”, comentou Ojeda.

Três Lagoas foi escolhida para sede de uma das etapas do Campeonato por oferecer todas as condições exigidas pela Confederação Brasileira de Motociclismo no Espaço Arena Mix, comentou o organizador do evento.

Entre as múltiplas exigências está à reformulação do traçado e ampliação da pista de Motocross, que deverá ser iniciada nos próximos dias, com a “orientação e supervisão de engenheiro da Confederação Brasileira de Motociclismo”, informou Ojeda.

“Com a ampliação e novo traçado, a pista do Arena Mix poderá também ser usada e outros eventos estaduais e nacionais e até como pista de prova de lançamento de novas motocicletas”, completou.

MOTOCROSS

O Motocross é uma modalidade desportiva de motovelocidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro.

As Competições de motocross são geralmente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km, essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, costelas (sequencia de lombadas e pequenos morros) e curvas. No Supercross a distância dos saltos é maior que as de pista de motocross.

As corridas de motocross ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em varias categorias, nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, nas baterias amadoras 10 minutos.

A sinalização em uma prova de motocross ocorre geralmente por placas ou bandeiras, cada cor de bandeira tem um significado:

As corridas de motocross são ricas em imagens, o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites e de suas motos, em cada curva aumentando a velocidade e em cada salto adquirindo mais altura, faz desse esporte uma imã para quem assiste e não deseja perder uma imagem.

O esporte tem evoluído muito na década de 1990, recentemente mesmo ainda sendo um esporte de alto custo, mas as facilidades que vem se encontrando recentemente para aquisição de motos e pistas para treinamento vem trazendo mais adeptos e apaixonados pelo esporte.

Diversas motos são fabricadas exclusivamente para as competições de motocross, possuem geometria e suspensões especiais para resistir às imperfeições do terreno, os pneus usados têm forma diferenciada para poderem aumentar a tração das motos nos terrenos molhados e gradeados.

Os motores podem variar de 2T e 4T, os motores 2T foram muito utilizados algumas décadas atrás devido a facilidade de manutenção e pouca tecnologia existente na época, ofereciam alto torque em baixa e media rotação, os motores 4T mais modernos e usados recentemente possuem alta tecnologia, são projet
ados para oferecer a máxima potência possível, possuem ampla faixa de torque em média e alta rotação.

MAIOR VENCEDOR

O piloto catarinense Milton Becker, o Chumbinho, que já conquistou 14 títulos nacionais entre Motocross, Supercross e Ultracross, é o piloto em atividade que tem mais títulos, com 10 conquistas.

Organizadores da 2º Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross em Três Lagoas ao lado do Presidente da CBM, Firmo Henrique Alves (Foto: Equipe Perfil News)

Presidente da CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo ressalta a importância do evento para a cidade (Foto: Equipe Perfil News)

Vereadores em discurso no plenário da Câmara elogiaram o empenho dos organizadores Jornalista Ricardo Ojeda, Protomor de Justiça Antonio Carlos Garcia de Oliveira (Totó), e o Presidente da CBM Firmo Henrique Alves (Foto: Equipe Perfil News)

Três Lagoas será sede da 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross que pela primeira vez, será realizado na cidade nos dias 25 e 26 de maio (Foto: Divulgação Evento)

Autoridades e municípes prestigiaram o coquetel de lançamento realizado na Câmara Municipal de Três Lagoas (Foto: Equipe Perfil News)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.