29.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento Senai entra no 2º dia

10/05/2013 09h30 – Atualizado em 10/05/2013 09h30

Etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento Senai entra no 2º dia na Caça Talentos

Nesta sexta-feira (10), serão conhecidos os representantes de Mato Grosso do Sul no nacional da competição

Da Redação

Maior competição da educação profissional de Mato Grosso do Sul, a Olimpíada do Conhecimento do Senai inicia, nesta sexta-feira (10), durante a Feira Caça Talentos Expo, o 2º dia de provas para definir os representantes do Estado na etapa nacional do torneio. As provas reúnem 50 alunos do Senai das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Rio Verde e Três Lagoas, que estão competindo em 16 ocupações desde ontem (09), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS).

Segundo a coordenadora estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai, Maíse Giacomeli, até as 18 horas de hoje serão conhecidos os campeões da etapa estadual, quando será feita a premiação. “Os competidores estão sendo avaliados levando em conta os conhecimentos tecnológicos, o domínio do processo, as qualidades pessoais e as suas atitudes durante a competição. A cada etapa, os alunos se envolvem ainda mais e estimulam outros a fazerem parte, resultando na conquista de uma melhor colocação para Mato Grosso do Sul na etapa nacional”, garantiu.

Para o avaliador líder da ocupação mecânica automotiva, Iwan Garcia de Rezende, cada aluno precisa desempenhar tarefas que estão sendo fiscalizadas pelos avaliadores. “Na minha ocupação, o competidor terá de cumprir quatro tarefas, sendo duas nesta quinta-feira e mais duas na sexta-feira. Primeiro ele terá de fazer o diagnóstico do sistema de injeção eletrônica, depois o sistema de freio. A terceira prova é sistema eletroeletrônico por fim o dimensionamento do motor. Ele terá três horas para cada tarefa e precisa neste tempo descobrir o defeito em cada sistema”, detalhou.

A COMPETIÇÃO

Neste ano, o torneio reúne competidores das unidades de Campo Grande (15 jovens), Corumbá (6 jovens), Dourados (14 jovens), Rio Verde (4 jovens), Naviraí (4 jovens) e Três Lagoas (7 jovens). Os candidatos das cinco unidades do Senai competirão nas modalidades: desenho assistido por computador (CAD), TI – soluções de software, mecânica de manutenção, eletrônica industrial, eletricidade predial, instrumentação e controle de processos, eletricidade industrial, segurança do trabalho, tornearia, eletrônica industrial, confecção de roupas, mecânica de automóvel, robótica móvel, panificação, construção em alvenaria, soldagem e aplicação de revestimento cerâmico.

O aluno Eromar Cintra de Melo Junior, de 18 anos, de Corumbá, participa da competição na modalidade soldagem e conta que está preparado para a disputa. “Fui incentivado pelo instrutor a participar e me surpreendi com o primeiro lugar nas provas. Minha expectativa é de conseguir mais uma surpresa e me destacar mais uma vez, pois estou muito confiante”, disse. Já a aluna Hellen Cristina Ferreira Lima, de 17 anos, de Rio Verde, está na competição na modalidade segurança do trabalho e afirma que treinou muito para conseguir um bom resultado. “Estou com a sensação de que vou me sair bem, pois fiz o possível e impossível por essa olimpíada”, falou.

(*) Com informações de Assecom Fiems

Neste ano, o torneio reúne competidores das unidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Rio Verde, Naviraí e Três Lagoas (Foto: Divulgação/Assecom)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.