20.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

EUA atacam bases de mísseis antiaéreos no sul do Iraque

27/09/2002 09h40 – Atualizado em 27/09/2002 09h40

Caças norte-americanos e britânicos bombardearam duas bases de mísseis terra-ar ao sul da capital do Iraque, Bagdá, depois que forças iraquianas dispararam contra aeronaves da coalizão ocidental, afirmou hoje um porta-voz do Pentágono.

Os aviões acertaram alvos perto de Qalat Sikur, cerca de 200 km a sudeste de Bagdá, e Tallil, aproximadamente 270 km a sudeste da capital, segundo o Departamento de Defesa dos EUA.

Os caças abriram fogo em resposta a disparos iraquianos contra aviões ocidentais que monitoravam as duas zonas de exclusão aérea estabelecidas no norte e no sul do Iraque depois da Guerra do Golfo, em 1991, disse o tenente-coronel Dave Lapan.

“Nossos aviões são atacados pelos iraquianos quase diariamente. Viramos alvos sempre que voamos”, declarou Lapan.

Uma avaliação dos danos levaria vários dias, acrescentou.

O Pentágono disse que os últimos ataques de aviões ocidentais elevaram para 32 o número de ações na zona de exclusão aérea no sul do Iraque desde o começo do ano. Houve dez ataques na zona de exclusão aérea no norte do país.

Ontem, autoridades norte-americanas disseram que aeronaves haviam destruído um radar militar no aeroporto civil de Basra, área de estratégicas instalações de petróleo.

Fonte: Folha Online

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.