19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Evento vai debater ações para promover a revitalização da indústria mineral de MS

02/08/2017 08h57

Iniciativa será promovida nesta quarta-feira à tarde, no auditório da Semagro, em Campo Grande. Estado possui algumas das maiores reservas do país de manganês e minério de ferro

Redação

Mato Grosso do Sul tem a terceira maior reserva de manganês e de minério de ferro do país. Os dois minerais estão no top dez das exportações do estado no primeiro semestre deste ano. Somente de minério de ferro não aglomerado foram embarcadas para outros países 1,762 milhão de toneladas, que resultaram em uma receita de US$ 50,737 milhões.

Para tentar estimular ainda mais o desenvolvimento deste importante setor da economia sul-mato-grossense, a secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Famiiliar (Semagro) promove nesta quarta-feira (2), em Campo Grande, o 1º Encontro para a Revitalização da Industria Mineral do estado.

No evento serão empossados os 14 representantes as instituições que integram a recém-instituída Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral. O evento será realizado das 14h às 17h30 (de MS), no auditório da Semagro, no Parque dos Poderes.
“Estamos em um momento singular, com o governo do estado e o governo federal reconhecendo a necessidade de revitalizar a cadeia produtiva da mineração e de colocar o setor no foco do desenvolvimento e da geração de empregos”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck.

Após a posse dos membros representantes da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva Mineral, o Encontro segue com a apresentação do “Estudo Diagnóstico da Cadeia Produtiva da Mineração de Mato Grosso do Sul e do Plano Estadual de Mineração”, que será feita pelo superintendente de Indústria, Comércio e Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa Bastos.

Em seguida, o gerente de Operações e Relações Institucionais da Vale, Olemar Tibães apresenta o “Projeto de Desenvolvimento e Competitividade para a Indústria de Mineração no Mato Grosso do Sul”. Haverá também um momento para apresentação de dúvidas, sugestões e definição de uma agenda positiva para o setor. A previsão é de que o Encontro termine às 17h30.

(*) G1.COM

Exploração de minério de ferro em Corumbá, Mato Grosso do Sul (Foto: Reprodução/TV Morena)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.