21 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Falta de medicamentos obriga saúde de Bataguassu a suspender temporariamente cirurgias eletivas

Vários outros municípios também têm sofrido com a ausência de medicamentos, que, de acordo com o Ministério da Saúde, é reflexo da pandemia da Covid-19

A Prefeitura de Bataguassu, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que devido a falta de abastecimento nacional de medicamentos e insumos que atingem 94% dos municípios do MS, as cirurgias eletivas agendadas anteriores estão suspensas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Helder Lousa Júnior, a medida trata-se de uma “precaução” para não haver esgotamento total de medicamentos. “Já existe um desabastecimento de medicamentos como dipirona, neostigmina injetável e soro fisiológico, essenciais para atendimentos de urgência, como em casos de partos. Se utilizarmos para as cirurgias eletivas, poderemos ficar sem medicamentos para atender as urgências”, explicou o secretário.


A falta de medicamentos não é uma situação enfrentada só em Bataguassu. Outros municípios também têm sofrido com a ausência de medicamentos, que, de acordo com o Ministério da Saúde, é reflexo da pandemia da Covid-19, falta de matéria-prima e aumento no valor dos insumos importados para a fabricação das medicações devido a guerra da Rússia e Ucrânia.


Júnior ressalta que tão logo sejam normalizados os estoques dos insumos que estão temporariamente em falta, as cirurgias eletivas suspensas serão remarcadas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.