28 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de abril de 2024

Falta de visibilidade de faixas para pedestres traz risco para população

07/01/2012 07h49 – Atualizado em 07/01/2012 07h49

Centro de Três Lagoas conta com faixas de pedestres apagadas

Condutores de veículos desrespeitam a sinalização e pedestres não andam na faixa

Rafael Furlan

Andar pelas ruas de Três Lagoas é algo que vem chamando atenção das autoridades do município. No centro da cidade, principalmente no quinto dia útil de cada mês, o fluxo de pessoas aumenta gradativamente e carros não respeitam os semáforos, as faixas de pedestres e também os próprios pedestres.

Outro agravante nessa história são as faixas. Recentemente foram pintadas e hoje, grande parte já estão apagadas, dificultando assim a visibilidade.
Na avenida Eloy Chaves o fluxo de veículos também é intenso e apenas alguns pontos contam com as sinalizações de faixas.

Código de Trânsito

O código nacional de trânsito estabelece que as faixas devem estar em boas condições, principalmente visiveis, segurança, higiene e sinalização. Para o 1º tenente da Polícia Militar, Willian Silva do Nascimento, “essa é uma ação que o município precisa ficar atento. Alguns lugares foram realizado a pintura há pouco tempo, em outros falta sinalização adequada”.

Irregularidades

Em mais de uma hora em que ficamos no centro de Três Lagoas, constatamos várias irregularidades dos condutores e dos pedestres. Um senhor que conduzia um carro, ao parar em cima da faixa, além de atrapalhar a passagem o trânsito, viu nossa equipe e continuou onde estava. Fomos até ele e falamos que ele estava errado e em uma atitude deselegante, saiu cantando pneu.

Veja vídeo da matéria

O código de trânsito diz ainda que em locais onde houver um semáforo, a passagem deve ser preferencial para o pedestre que não concluiu a travessia, mesmo se o semáforo estiver aberto.

Neste caso, uma senhora tentou atravessar a rua passando pela faixa e teve que acelerar os passos, pois um condutor não respeitou o que dizia a lei e quase atropelou a pedestre.

Para o policial, “O condutor tem que dar preferência para quem estiver atravessando, mesmo que o sinal esteja aberto antes da travessia. A sinalização tem fator muito importante, pois ajuda a evitar acidentes”, informa.

O artigo 71 do código de trânsito diz que “constitui infração gravíssima, punida com multa de até R$ 191,54, desrespeitar a preferência do pedestre na faixa”.

Faixa de Pedestre está apagada e população se arrisca passando fora
Foto: César Esquibel

Willian Silva explica sobre o código de trânsito
Foto: César Esquibel

Condutores não respeitam e param sobre as faixas, dificultando assim a passagem dos pedestres
Foto: César Esquibel

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.