23.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Família brasileira em Saint Martin não retorna contatos desde a passagem do furacão, diz prima

10/09/2017 14h57

Casal e uma criança estão entre os 57 brasileiros isolados nas ilhas da Caribe desde a passagem do furacão Irma. Itamaraty diz que não há planos de buscar os brasileiros.

Da redação

A família da ginecologista Mariana Fischer, de 33 anos, tenta contato com ela desde quinta-feira (7), sem sucesso. De férias, Mariana viajou para a ilha de Saint Martin com o marido, Rafael Forno, e a filha de 3 anos do casal, Giovana, quando o furacão Irma atingiu o local. Mariana reside em Novo Hamburgo, na região do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul.

A ilha foi atingida na quarta-feira (6) pelo furacão, que deixou boa parte da região destruída. Por enquanto, o Ministério de Relações Exteriores diz que não há um plano para resgatar os brasileiros em Saint Martin ou em outras ilhas.

Mariana está entre os 35 brasileiros que estão na ilha franco-holandesa de Saint Martin, segundo o Ministério de Relações Exteriores. Ainda há 20 nas ilhas de Turks e Caicos, e dois em Tortola, ambas de colonização britânica, todas na região do Caribe.

Por meio de nota, enviada pela assessoria de imprensa, a pasta confirmou que “está trabalhando em regime de plantão, juntamente com o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Ministério, em Brasília”.
Ainda segundo a nota, o governo brasileiro está em contato com os países de origem das chamadas “ilhas pequenas” para garantir assistência aos brasileiros.

A família de Mariana, em contato com o telefone de emergência do Itamaraty, recebeu a notícia de que haveria uma previsão, ainda não confirmada, de resgate dos brasileiros, na próxima terça-feira. Informação não confirmada pela assessoria de imprensa do ministério.

Enquanto isso, a família segue apreensiva em busca de notícias. Mariana está grávida de quatro meses. Chegou a St Martin em 1º de setembro, junto com Rafael e a filha, para 10 dias de férias. O último contato deixou os parentes preocupados.

“Ela mandou mensagem de áudio chorando, dizendo que foi horrível e que eles estavam em uma situação crítica, assustadora. Comendo biscoito e tomando água enquanto houvesse estoque. Depois desse áudio, não tivemos mais notícias deles”, revela Fernanda Fischer, prima de Mariana, em entrevista ao G1.

Ela, juntamente com seis primos, a mãe de Mariana, as duas tias e até a avó, de 85 anos, estão mobilizados desde então para buscar informações sobre a situação da família.

“Todas as notícias que a gente tem vêm através de sites e notícias”, afirma Fernanda. As últimas informações que receberam dão conta de que os americanos presos na ilha estão sendo resgatados pelo governo norte-americano desde sábado (9). “E os brasileiros continuam lá. A gente fala com o Itamaraty, mas eles não agem”, critica.

A família da médica está em contato com outros familiares de brasileiros nas ilhas. Também já ligou para a Embaixada da Holanda e da França. Eles seguem qualquer pista que possa levar a mais informações.
“Vi uma notícia na internet sobre pessoas de Curitiba que estavam lá, no mesmo hotel da Mariana, dizendo que também há três crianças”, acrescenta Fernanda.

A família tenta confirmar se Mariana, Rafael e a filha estão entre eles. Fernanda também tentou entrar em contato com a irmã da youtuber Lorrayne Mavromatis, pois desconfiou que a prima pudesse estar com ela. “Estamos tentando de tudo”, garante.

A youtuber brasileira é de Ribeirão Preto (SP), é fotógrafa e mora há um ano na ilha de Saint Martin, onde seu marido estuda Medicina. Ela vem registrando a destruição provocada pelo furacão nas redes sociais. Neste domingo (10), ela publicou um pedido de ajuda no perfil do Instagram.

“O furacão Irma levou tudo que via pela frente. O governo Brasileiro está planejando mandar mantimentos… mas NENHUM plano de evacuação. A Venezuela está vindo resgatar nossos amigos. EUA está indo e saindo há dois dias. Mas NADA de planos pra nós. Por favor. Nos ajudem!”, escreveu Lorrayne.

(*) Informações com o G1.

Mariana, que está grávida, Giovana e Rafael em St Martin, no último dia 3 de setembro. Três dias depois, o furacão Irma passou na ilha (Foto: Arquivo Pessoal )

Destruição na Ilha de Saint Martin, no Caribe, após passagem do furacão Irma (Foto: Netherlands Ministry of Defence/Handout via REUTERS)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.