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sexta-feira, 26 de abril de 2024

Família vê conta de luz subir de R$ 60 para R$ 29 mil em um mês

04/06/2017 09h33

Eletropaulo enviou técnico à residência, na Zona Sul da capital paulista, e garante que o valor cobrado está correto. Quatro pessoas vivem no local.

Redação

Uma família da Zona Sul de São Paulo, com quatro integrantes, recebeu uma conta de luz de quase R$ 29 mil. Eles logo acharam que se tratava de um erro. Pediram a revisão da cobrança, mas foram surpreendidos quando a AES Eletropaulo garantiu que o valor estava correto e que no máximo poderia parcelar a dívida em 12 vezes.

Sônia Trude e o marido, Carlos Lima dos Santos, vivem em uma casa na região de Santo Amaro com as duas filhas. A conta de luz da residência sempre girou em torno de R$ 100, segundo eles. Em dezembro do ano passado, por exemplo, o valor não superou a casa dos R$ 60. Foi a partir de janeiro de 2017 que tudo mudou.

No primeiro mês deste ano, a conta da família disparou, chegando a R$ 28.885,57. De acordo com o relógio, o consumo foi de mais de 55 mil kw, só que eles garantem que não mudaram os hábitos domésticos para justificar qualquer aumento, ainda mais deste tamanho.

“Está tudo desligado. Quando tem algo ligado é uma televisão ou um rádio só e nisso a máquina [de lavar] já está desligada. Não tem motivo. Não tem motivo. Não tem ninguém em casa”, contesta a técnica de enfermagem Sônia.

Carlos e Sônia procuraram a ouvidoria da Eletropaulo e um técnico foi até a casa deles para conferir o relógio de marcação. Logo depois, chegou a carta dizendo que a conta estava certa e que a família tinha de pagar. O casal chamou até um eletricista para conferir se havia algum problema na fiação, mas nada foi constatado.

Nos meses seguintes, a conta diminuiu, mas continuou bem acima do que a família estava acostumada a receber. Em fevereiro e março, foram cobrados,
respectivamente, R$ 1073 e R$ 522, e as contas foram pagas. Em abril e maio, foram quase R$ 3 mil, mas, assim como a cobrança de janeiro, eles se recusaram a quitar.

Todo mês a Eletropaulo emite 7 milhões de contas. Em média, 2100 consumidores reclamam de erros e só 20 conseguem a revisão dos valores. O presidente da companhia, Charles Lenzi, admite que o atendimento nem sempre é o ideal.

“Pessoalmente acho que nós temos muito a melhorar”, afirmou em entrevista ao SPTV.

Em relação à conta de quase R$ 29 mil da família da Zona Sul, a Eletropaulo explicou que cobrava o mínimo da residência porque não conseguia ler o relógio. Quando conseguiu, resolveu cobrar toda a diferença. A família diz que não vai pagar.

Depois da exibição da reportagem pelo SP1, a Eletropaulo informou, por meio de nota, que “o valor citado pela reportagem se refere à cobrança acumulada do consumo de energia elétrica, após a leitura do consumo real de energia elétrica do imóvel”. Segundo a companhia, após vistoria, foi verificado que “há dois imóveis ligados no mesmo medidor, o que justificaria parte do consumo alto”.

Veja íntegra da nota da Eletropaulo:

A AES Eletropaulo informa que o faturamento do consumo de energia do imóvel em questão vinha sendo realizado pelo consumo mínimo devido ao impedimento de leitura no local. Esse procedimento está previsto na Resolução 414/2010 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) pelo período em que houve impedimento de leitura.

O valor citado pela reportagem se refere à cobrança acumulada do consumo de energia elétrica, após a leitura do consumo real de energia elétrica do imóvel. Em 17 de maio deste ano, foi realizada nova visita ao local, com o acompanhamento do cliente, em que foram confirmados os dados de leitura e consumo médio atual. O cliente também foi orientado sobre como regularizar a situação que causava impedimento de leitura. Na sequência, foi realizada a revisão da fatura, considerando os dados de leitura efetuados e desconsiderando o período em que o Sr. Carlos não era o responsável pelo imóvel.

Apesar das evidências do registro de consumo, combinamos com o cliente uma nova inspeção técnica no local, realizada no dia 24 de junho, para verificar se o consumo medido é compatível com os equipamentos e instalações existentes no local. Após vistoria, verificamos que há dois imóveis ligados no mesmo medidor, o que justificaria parte do consumo alto.

Informamos que o responsável não quis se identificar e não permitiu que a equipe fizesse um levantamento de carga, para verificar, assim, se o consumo equivalia com o que estava sendo marcado no medidor.

(*) G1

Conta de luz da família disparou em 2017 (Foto: Reprodução/TVGlobo)

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