21.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Faxina no Jupíá encontra jacaré mutilado; assista ao vídeo

22/03/2012 16h35 – Atualizado em 22/03/2012 16h35

Mutirão de limpeza mobiliza poder público, estudantes, pescadores e voluntários

Orla do Rio Paraná no Jupiá fica mais limpa após ação da Semana Municipal da Água

Rafael Furlan

A carcaça de um jacaré mutilado foi encontrado na orla do Rio Paraná, no bairro Jupiá, após um trabalho de conscientização que ocorreu com as crianças, sobre a prática da preservação do meio ambiente e em especial da água. O jacaré estava com parte da cauda cortada, provavelmente, por algum pescador ou turista.

Muitos objetos também foram encontrados e a ideia da limpeza foi do presidente da câmara, Nuna Viana. “Temos que trabalhar essas crianças pensando no futuro. Elas precisam ver na prática e iniciar desde cedo a limpar o meio ambiente”, ressalta Nuna.

A ação tomou força e os moradores do bairro, pescadores, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros e representantes da prefeitura, imprensa, entre outros, também contribuíram e fizeram a sua parte. Para conferir ao vídeo, clique aqui..

Para a prefeita Márcia Moura, “A conscientização é a nossa meta. Esses jovens estão limpando a orla do rio e isso é muito valorizado. Isso se chama prevenção à saúde”, finaliza Márcia.

Já para o Tenente da Polícia Militar Ambiental, Gildo de Souza, “essa ideia foi muito feliz, pois encontramos muita sujeira e esse lixo vai dentro do rio e fica muito feio. Todos precisam colaborar para deixar nossa cidade cada vez mais bonita, tornando-se para sempre a cidade das águas”, conclui.

Coleta de Lixo

A equipe do Perfil News acompanhou alguns alunos e constatamos muita sujeira às margens do rio Paraná e também na vegetação. Durante a coleta do lixo, as crianças receberam luvas e sacos plásticos. Para a jovem Gabriela Oliveira, “muitos turistas jogam lixo aqui no rio. Estamos felizes em fazer essa ação em benefício da nossa água”.

Preocupação

Por Três Lagoas ter dois Aquíferos, o Bauru e o Guarani, a preocupação com a retirada de água dessa camada da terra preocupa as pessoas e em especial, foi uma das indagações do presidente da câmara, Nuna.
“A Petrobrás está fazendo um poço profundo para pegar água do Aqüífero. Eu falo: temos que forçar a Petrobrás para eles pegarem água do rio e não do Aquífero, pois o rio passa pela cidade e a água é usada e devolvida para a natureza, já a do aquífero não”, finaliza o presidente da câmara.

Carcaça de jacaré foi encontrada na orla do Rio Jupiá. (Foto: César Esquibel)

Nuna doi o idealizador da ação
Foto: César Esquibel

Crianças ajudaram a recolher todo o lixo depositado às margens do rio. (Foto: César Esquibel)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.