18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

FBI prende cinco suspeitos de terrorismo em Nova York

14/09/2002 20h18 – Atualizado em 14/09/2002 20h18

BUFFALO, estado de Nova York (CNN) — Agentes do FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, prenderam cinco homens suspeitos de envolvimento em atividades terroristas. Alguns deles, segundo fontes ligadas às investigações, foram treinados pela rede Al Qaeda, de Osama bin Laden.

A operação do FBI concentrou-se em Lackawanna, uma cidade de apenas 20 mil moradores ao sul de Buffalo.

Os agentes do FBI deram buscas em um apartamento na noite de sexta-feira, detendo os suspeitos e apreendendo caixas com supostas provas de seus vínculos com o terrorismo.

O prefeito de Lackawanna, John Kuryak, disse ter sido informado há seis meses de que autoridades federais estavam investigando a possível presença de terroristas na cidade.

Kuryak contou que sua primeira reação com a notícia foi de “incredulidade”.

“Agora, apenas queremos garantir que todo mundo na cidade esteja a salvo”, acrescentou.

As fontes revelaram à CNN que todos os cinco presos são norte-americanos de origem iemenita. Quatro estão sendo interrogados no escritório do FBI em Buffalo e o outro está em uma prisão a uma hora da cidade.

Os suspeitos não foram descritos como membros de alguma célula ativa da Al Qaeda e nem pareciam estar sob controle direto da rede terrorista. Entretanto, pelo menos alguns deles receberam treinamento de comandados de bin Laden no Afeganistão, disseram as fontes.

O Departamento de Justiça norte-americano recusou-se a comentar a operação.

Horas antes, um dos terroristas mais procurados pelos Estados Unidos, Ramzi Binalshibh, foi preso no Paquistão.

Nascido no Iêmen e combatente da Al Qaeda, Binalshibh recentemente admitiu ter desempenhado um importante papel no planejamento dos atentados de 11 de setembro contra Washington e Nova York.

Binalshibh, em documentário exibido pela emissora de televisão árabe Al-Jazeera, admitiu que deveria estar entre os seqüestradores dos aviões usados nos ataques, mas sua missão foi frustrada porque as autoridades norte-americanas negaram-lhe visto de entrada no país.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.