24.2 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Feira da cadeia produtiva florestal impulsiona economia de Três Lagoas

26/01/2012 13h50 – Atualizado em 26/01/2012 13h50

Três Lagoas Florestal será a maior feira do setor l já realizada na região Centro-Oeste

Assessoria de Comunicação

A 1ª Feira da Cadeia Produtiva da Indústria de Base Florestal Sustentável – Três Lagoas Florestal, que será realizada entre os dias 10 e 13 de abril, já está movimentando diversos segmentos da economia no município. Promovida pela Prefeitura de Três Lagoas, a feira será um marco na consolidação dessa cadeia produtiva.

O evento está programado para ser a maior feira do setor florestal já realizada no Centro-Oeste brasileiro, com foco nos temas de florestas sustentáveis, energia, celulose e papel. Já confirmaram presença empresas de todos os segmentos da cadeia produtiva: floresta, madeira, celulose, papel, energia e logística.

“Precisamos lembrar que não se trata apenas dos grandes produtores e consumidores da madeira plantada, como as fábricas de papel e celulose, mas de todo um universo que engloba também as empresas locais, como fornecedores de insumos, equipamentos e serviços. Isso é que gera empregos, promove o aquecimento e o crescimento real da economia, e assim contribui para melhorar a vida do nosso cidadão”, avalia a prefeita Márcia Moura.

Para os diretores da Painel Florestal, que é responsável pela organização da feira, a perspectiva de sucesso da feira pode ser projetada pela aceitação em todos os segmentos. “Não só os empresários das grandes companhias, como também o pequeno fornecedor local, todos estão bastante entusiasmados com a feira. E para a comunidade vai ser uma grande oportunidade de conhecer melhor o setor, compreender a dinâmica, os mecanismos e os processos de produção desse ramo, que já é uma realidade na vida cotidiana do três-lagoense”, comenta Robson Trevisan, diretor de eventos da Painel Florestal.

Participação

As inscrições para participar do evento estão abertas e são totalmente gratuitas, incluindo as palestras, visitação aos stands e demais áreas da feira, além das visitas técnicas às fábricas e áreas das empresas de celulose.

Para se inscrever basta acessar o site do evento (www.treslagoasflorestal.com.br) e preencher o formulário. Os participantes previamente inscritos pela internet vão precisar apenas retirar seu crachá na entrada da feira, evitando filas e agilizando o acesso ao recinto.

No site também estão disponíveis todas as informações sobre o Três Lagoas Florestal, notícias a respeito da feira e dos expositores, contatos e atendimento.

Estrutura do evento

O recinto do Três Lagoas Florestal está sendo montado no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, ocupando uma área de 22 mil metros quadrados, onde estarão montados 164 stands, divididos em setores: Indústria, Entidades, Silvicultura, Serviços, Bens de Consumo, Máquinas e Implementos. Entre essas categorias, estarão representadas as áreas de energia, logística, tratamento de madeira, comércio de madeira, marcenaria, construção civil, serviços, celulose, papel, serraria e carvão vegetal.

Parte do parque está reservada para demonstrações e equipamentos onde os expositores poderão mostrar a aplicação ou funcionamento de seus produtos. Já estão instaladas no parque pequenas áreas de plantio de eucalipto e seringueira, também para demonstração.

O cenário de progresso da região será um dos temas da programação de palestras gratuitas do Três Lagoas Florestal, que vão esclarecer o público sobre o plantio de florestas e suas possibilidades comerciais. Já está confirmada a palestra de abertura com o presidente da Abraf (Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas) e diretor presidente da Veracel Celulose, Antônio Sérgio Alípio, e também a palestra de encerramento da feira, com o agrônomo e ex-secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano.

Estão previstas ainda visitas técnicas nas empresas da região, com foco em produção de mudas de eucalipto, plantio e colheita florestal. Também está programada para Três Lagoas a próxima reunião da Câmara Setorial de Floresta Plantada do Ministério da Agricultura, prevista para a tarde do dia 09 de abril, véspera da abertura da feira.

A previsão é que circulem 10 mil pessoas pelo parque de exposições nos quatro dias de feira, entre profissionais e empresários ligados ao setor, produtores rurais e comunidade local.

Três Lagoas Florestal será realizada nos dias 10 e 13 de abril
Foto: Assessoria de Comunicação

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.