20.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Festas de Castilho podem fazer parte do calendário turístico do Estado

16/04/2018 14h30

Redação

Por intermédio do deputado estadual Davi Zaia, cinco eventos festivos de Castilho poderão fazer parte do calendário turístico do estado de São Paulo. A pedido da Prefeita Fátima Nascimento, o parlamentar já apresentou quatro projetos de Lei na Assembleia Legislativa pedindo o reconhecimento e inclusão das seguintes festas: Festa do Trabalhador, Junina Fest, o Fest Folia e a Festa do Pescador. Um quinto evento, Show da Virada, também será proposto nas próximas semanas para ser incluso no calendário turístico estadual.

“Já somos reconhecidos em todo estado como o Paraíso do Pescador e da Pesca Sustentável, queremos que nossos eventos tenham essa mesma dimensão e que possam atrair cada vez mais turistas para nos visitar”, comentou a Prefeita.

O próprio deputado Davi Zaia, autor dos Projetos de Lei, está confiante que os colegas parlamentares, bem como o governador Márcio França atenderá o pedido. A solicitação para que Castilho se torne MIT (Município de Interesse Turístico) também é de autoria de Davi Zaia.

FESTA DO TRABALAHADOR – A Festa do Trabalhador de Castilho é um justo reconhecimento à classe trabalhadora, que luta diariamente para sustentar suas famílias e que são responsáveis pelo impulsionamento da economia do Município. Celebrada no dia em que se comemora internacionalmente o dia do trabalho, marca a luta de muitos trabalhadores por direitos fundamentais ao trabalho e condições dignas de emprego. A data marca uma greve histórica, realizada em 1º de maio de 1886, nos Estados Unidos.

A festa no Município de Castilho é realizada na Praça da Matriz e conta com apresentações de danças, além de shows com bandas regionalmente conhecidas, proporcionando um dia de lazer às famílias da classe trabalhadora, que colabora com o crescimento e desenvolvimento da cidade.

JUNINA FEST – A festa Junina no Município de Castilho é aguardada por todos os moradores da cidade e atrai turistas das cidades vizinhas. Realizada na Praça da Matriz, conta com diversas apresentações artísticas, entre elas, a tradicional quadrilha. Em Castilho, a apresentação da quadrilha fica a cargo dos alunos das escolas da rede municipal de ensino e um corpo de jurados faz a escolha da escola campeã.

As festividades contam ainda com as seguintes apresentações: de dança da Terceira Idade, da Orquestra de Violeiros do Município, dos alunos do Projeto Renascer, do Departamento de Promoção e Assistência Social e de bandas regionais, o que faz do evento um grande sucesso!

FESTA DO PESCADOR – A festividade recebe esse nome, pois Castilho é abençoado pela natureza exuberante e é banhado pelos rios Paraná, Tietê e Aguapeí, havendo uma grande população ribeirinha que sobrevive da pesca, sendo, então conhecida como o paraíso do pescador e da pesca sustentável.

Historicamente, era realizado no Município o famoso Torneio da Pesca, em meados do mês de outubro, que contava com grande público visitante e competidores de diversas cidades do país. Apesar de todo sucesso, tal festividade foi suspensa com a extinção do Ministério da Pesca e Aquicultura, em 2015.

Durante a Festa do Pescador é realizado o Rodeio Fest, no mês agosto, ocasião em se comemora o aniversário do Município, tendo como atrativos, o desfile cívico, a Festa do Peão, a prova dos três tambores, ranch sorting, cavalgada pelas ruas da cidade, além de shows com cantores nacionalmente conhecidos e a Alvorada, que é a queima de fogos logo ao amanhecer em frente à residência da Prefeita, no dia 10 de agosto, aniversário de emancipação político-administrativo de Castilho.

(*) Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Castilho

Fátima Nascimento, prefeita de Castilho, e o deputado estadual Davi Zaia. (Fotos: Assessoria).

Festas de Castilho podem fazer parte do calendário turístico do Estado

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.