30/04/2013 08h29 – Atualizado em 30/04/2013 08h29

FETEMS entrega documento à presidenta da república pedindo apoio na luta por mais recursos na educação e aprovação do PNE

O presidente da FETEMS, Roberto Botareli, representou os trabalhadores (as) em educação de MS na solenidade com Dilma Rousseff.

Da Redação

O presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli Cesar, representou os mais de 25 mil trabalhadores em educação de Mato Grosso do Sul, no palanque da solenidade de entrega de 300 ônibus do Programa Federal “Caminho da Escola” para as prefeituras de MS, com a presença da presidenta da república, Dilma Rousseff, na manhã desta segunda-feira (29), em Campo Grande – MS.

Na ocasião Roberto Botareli entregou um documento para a presidenta reivindicando empenho político da presidência em questões como a destinação dos 100% dos royalties do petróleo para a educação pública, 10% do PIB (Produto Interno Bruto) e para a aprovação do PNE (Plano Nacional de Educação), que está tramitando no Congresso Nacional. “Essas são bandeiras de lutas nacionais do movimento sindical da educação. Com mais recursos poderemos avançar na qualidade da educação pública brasileira e o PNE precisa ser aprovado com urgência para levar a educação a um status de prioridade no Brasil. Sabemos que essas questões dependem muito do Congresso Nacional, mas acreditamos que com o empenho político da presidenta Dilma poderemos conquistar mais rapidamente estes avanços”, afirma.

Roberto disse ainda que é motivo de orgulho poder representar os trabalhadores em educação de MS em um ato público dessa grandeza. “Mato Grosso do Sul ganha muito com a entrega desses 300 ônibus escolares, conhecemos a realidade do transporte escolar, principalmente o rural em nossos municípios, a grande maioria em estado precário e com certeza quem ganha com isso são os nossos alunos que merecem ser transportados com segurança, conforto e qualidade. Representar os trabalhadores em educação de MS nesse palanque com a nossa presidenta é motivo de orgulho e mostra o quanto a nossa FETEMS está cada vez mais forte no propósito de lutar pela qualidade da educação pública brasileira”, disse.

Em seu discurso a presidenta Dilma Rousseff cumprimentou os trabalhadores de MS em nome do presidente da FETEMS e afirmou que enviará uma nova proposta para o Congresso Nacional na tentativa de destinar os 100% dos royalties do petróleo para a educação. “Vamos insistir na destinação dessa riqueza natural, que é a exploração do petróleo, para a educação pública brasileira. Vamos enviar uma nova proposta para o Congresso Nacional, pois sabemos que temos que ter recursos para conseguirmos cumprir questões como a destinação dos 10% do PIB para o ensino público e nada mais justo que a exploração do petróleo se reverta em desenvolvimento futuro, através da educação”, conclui.

(*) Com informações de Assecom Fetems

O presidente da FETEMS representou os mais de 25 mil trabalhadores em educação de MS no palanque da solenidade de entrega de 300 ônibus do Programa Federal “Caminho da Escola” (Foto: Divulgação/Assecom)

Comentários