18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fibria divulga Relatório de Sustentabilidade 2012

03/05/2013 09h28 – Atualizado em 03/05/2013 09h28

Já está no ar o Relatório de Sustentabilidade 2012 da Fibria

A edição em PDF do Relatório de Sustentabilidade 2012 está disponível em www.fibria.com.br/rs2012.

Ricardo Mendes

Além de apresentar os principais resultados do ano nas áreas econômico-financeira, socioambiental e de governança, o documento faz um balanço dos resultados obtidos até o momento para as Metas de Sustentabilidade de Longo Prazo e mostra os desafios estabelecidos para 2013.

O Relatório apresenta, ainda, uma avaliação da trajetória da Fibria em 2012 feita pelo presidente da empresa, Marcelo Castelli, e pelo presidente do Conselho de Administração, José Luciano Penido, além de depoimentos dos membros da diretoria executiva da companhia.

A publicação deste ano contém dois infográficos que ilustram o modelo de negócio e a Matriz de Materialidade da Fibria.

O primeiro aborda fatores externos relevantes para a empresa, recursos utilizados, resultados gerados e relacionamentos.

Trata-se de uma evolução do exercício de incorporar a metodologia para relatórios integrados do International Integrated Reporting Council (IIRC). O segundo infográfico agrupa os dez temas materiais da Fibria em três categorias: ambiental, social e governança e estratégia, que se somam às principais informações econômicas.

Mostra os públicos de relacionamento mais afetados por esses temas e os impactos positivos e negativos, além dos principais indicadores de desempenho da empresa.

Os dois infográficos somados dão um retrato ao mesmo tempo abrangente e resumido do negócio e do desempenho da Fibria no ano que passou.

OLHARES EXTERNOS

O Relatório de Sustentabilidade 2012 conta com a opinião de partes interessadas, reforçando o princípio do equilíbrio.

A publicação foi lida e avaliada por Michael Krzus e Elaine Cohen, consultores em sustentabilidade e relatórios integrados.

Também estão no documento entrevistas realizadas com 14 moradores de comunidades vizinhas às Unidades da Fibria, que abordam os dez temas mais relevantes apontados na Matriz de Materialidade da empresa – escala de assuntos prioritários elaborada em 2009, a partir da visão de 85 representantes de partes interessadas internas e externas.

A edição em PDF do Relatório de Sustentabilidade 2012 está disponível em www.fibria.com.br/rs2012.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, com fábricas localizadas em Três Lagoas (MS), Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Eunápolis (BA), esta última onde mantém a Veracel em joint venture com a Stora Enso.

Em sociedade com a Cenibra, opera o único porto brasileiro especializado em embarque de celulose, Portocel (Aracruz, ES). Com uma operação integralmente baseada em plantios florestais renováveis, a Fibria trabalha com uma base florestal própria de 967 mil hectares em áreas localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Bahia, dos quais 341 mil são destinados à conservação ambiental.

A Fibria mantém 17.785 trabalhadores, entre empregados próprios e terceiros permanentes, incluindo Portocel, e está presente em 255 municípios de sete Estados brasileiros.


Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria possui capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose (Foto: Assessoria Fibria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.