28.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Fibria inaugura o primeiro Entreposto de Mel de Brasilândia

13/04/2016 10h12 – Atualizado em 13/04/2016 10h12

Local irá beneficiar apicultores de quatro associações

Assessoria

Com o intuito de incentivar os múltiplos usos das florestas plantadas de eucalipto e fortalecer a cadeia apícola na região, a Fibria, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Instituto Votorantim, realizou na terça-feira (12/4) a inauguração do primeiro Entreposto de Mel de Brasilândia (MS).

Equipado com moderno maquinário e com capacidade para processar 10 toneladas de mel por mês, o local irá beneficiar diretamente 23 apicultores que integrarão a Associação Brasilandense de Apicultores (ABA). O entreposto também estará acessível aos apicultores das associações Apisel (Associação de Apicultores de Selviria), AACA (Associação de Apicultores de Água Clara) e Unileste (Associação Regional dos Apicultores da Costa Leste).

A produção do entreposto será destinada ao mercado interno e também irá atender as compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os apicultores beneficiados participam do programa Colmeias, iniciava da Fibria que atua em três eixos: organização e gestão das associações, produção e comercialização do mel. Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos apicultores, gerando trabalho e renda por meio do desenvolvimento e aperfeiçoamento da cadeia apícola. As colmeias são instaladas em áreas da Fibria, onde as florestas estão em fase de floração, para que as abelhas se utilizem do néctar para a produção do mel.

Para que a atividade apícola possa trazer bons resultados, o Colmeias conta com a assessoria técnica especializada da empresa Zapata Consultoria, referência na América Latina, que fornece conhecimento e novas técnicas aos apicultores.

A viabilização do entreposto é uma ação do programa ReDes, iniciativa firmada entre Instituto Votorantim e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que possui o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sustentável de municípios brasileiros e para a geração de renda para população de baixa renda das cidades participantes.

Apiário Experimental

Ao encontro do fortalecimento da atividade apícola na região, a Fibria, em parceria com a Syngenta, inaugurou em dezembro de 2015 o primeiro Apiário Experimental da Costa Leste de Mato Grosso do Sul. O local possibilita estudos para o melhoramento das abelhas, incluindo desde a seleção até a multiplicação da espécie.

O apiário está acessível a cerca de 133 apicultores de cinco associações beneficiadas pelo Programa Colmeias. A ideia é compreender a abelha na sua totalidade e descobrir quais são as potencialidades que podem e devem ser multiplicadas. Todo o conhecimento adquirido por meio do desenvolvimento dessas pesquisas será disseminado entre os associados do programa.

Sobre a Fibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 967 mil hectares de florestas, sendo 563 mil hectares de florestas plantadas e 343 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,75 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017. Saiba mais Fibria

(*) Assessoria de Imprensa Fibria

Equipado com moderno maquinário e com capacidade para processar 10 toneladas de mel por mês, o local irá beneficiar diretamente 23 apicultores que integrarão a Associação Brasilandense de Apicultores (ABA). (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.