24.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 29 de março de 2024

Fibria participa de campanha de conscientização contra queimadas

29/04/2014 10h21 – Atualizado em 29/04/2014 10h21

A campanha conta com o apoio da Unidade e foi lançada pela Reflore

Da Redação

Com o objetivo de conscientizar as comunidades sobre os riscos das queimadas, a Fibria participou nesta segunda-feira (28/4), do lançamento da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais.

A campanha é realizada pelas empresas que compõem a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), o alerta deve se estender até o mês de outubro em que o período de estiagem se encerra, mas, segundo o diretor executivo da Reflore, Dito Mário, nos municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande e proximidades, em que há maior presença de florestas, o cuidado deve permanecer. “Campanhas contra incêndios florestais são realizadas durante todo o ano, mas devido ao período de estiagem é necessário reforçar esta conscientização”.

O gerente de silvicultura da Fibria, José Márcio Bizon, ressalta que a prevenção de queimadas não se restringe a perda das florestas. “O incêndio florestal, além de ser crime, afeta a vida como um todo, por exemplo, agride o ambiente, causa danos a biodiversidade e também traz complicações para a saúde. Ou seja, preservar as florestas de queimadas é um benefício que traz ganhos para toda a comunidade e se cada um fizer a sua parte alcançaremos o objetivo de uma melhor qualidade de vida e preservação ambiental”.

Para reforçar o alcance da campanha serão realizadas panfletagens, fixação de outdoors no perímetro dos municípios com maior número de florestas e palestras em escolas rurais e urbanas.

AÇÕES PREVENTIVAS

Com o intuito de prevenir as queimadas, nas áreas onde a Fibria possui florestas plantadas são realizadas capinas próximo à plantação. Com essa atitude, se o fogo iniciar às margens da rodovia, como é o que mais comum, essa ação evita que a queimada se alastre e chegue até as florestas.

Caso o incêndio seja constatado, a Unidade possui uma brigada de emergência com cerca de 60 brigadistas que atuam no combate. Os profissionais realizam treinamentos periodicamente, além de participarem de capacitações e simulados com foco em atualização das técnicas e desempenho da brigada.

A empresa também conta com o canal Fale com a Fibria, em que a comunidade em geral pode utilizar o serviço gratuito do 0800 642 8162, para informar sobre ocorrências de incêndios florestais entre outras informações.

(*) Com informações de Assecom Fibria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.