19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Fiems anuncia compra de 53 mil doses de vacinas contra a gripe para trabalhadores da indústria em MS

Número é mais que o dobro em comparação com a campanha do ano passado, quando foram compradas 22 mil doses

A Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul anuncia a compra de 53 mil doses de vacinas contra a gripe para imunizar colaboradores e funcionários do setor industrial no estado. O número é mais que o dobro em comparação com a campanha do ano passado, quando foram compradas 22 mil doses. A intenção nesta campanha é aumentar o número de trabalhadores da indústria imunizados.

O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, Sérgio Longen, reforça o comprometimento da Fiems com a saúde da comunidade e destaca que a Federação está pronta para iniciar a campanha de imunização assim que as vacinas chegarem. “Anualmente nós fazemos a vacinação nas nossas empresas, para garantir a saúde dos trabalhadores. Nós esperamos inclusive multiplicar essa compra de mais vacinas, caso seja necessário. E dessa maneira também contribuir para o combate à pandemia”, completou o presidente.

A campanha está prevista para começar em abril e deve ser dividida em três etapas: vacinação dos funcionários das indústrias, dependentes dos funcionários e a última etapa, com as doses remanescente, para aqueles que não estão ligados à indústria, ou seja, para a população em geral, que tenha interesse em adquirir a vacina. Mais de 700 doses vão ser distribuídas de forma gratuita para os colaboradores do Sistema Fiems. Já as indústrias interessadas poderão adquirir as doses para seus funcionários com preços mais acessíveis, abaixo do valor de mercado. Além disso, dependentes de funcionários do setor podem ter acesso a vacina também com desconto.

O gerente do SST (Segurança e Saúde no Trabalho) do Sesi, Michel Klaime, destacou que em meio a pandemia da Covid-19, a intenção é começar a vacinação da gripe o quanto antes. “A saúde do trabalhador é uma grande preocupação para a Federação. O quanto antes for realizada a imunização e maior o percentual de cobertura, melhor para todos, pois conseguimos reduzir a circulação do vírus na população. Por isso, estamos preparados para essa campanha de imunização, e dobramos o número de doses, em comparação com a campanha passada”, explicou Michel Klaime.

As doses de vacinas compradas são do tipo trivalente e quadrivalente, que imuniza contra vírus da gripe, influenza A, influenza B, e uma segunda cepa do vírus da influenza B. Vale ressaltar que a vacinação contra a gripe auxilia no diagnóstico mais rápido da Covid-19. Como os sintomas das duas doenças são semelhantes, se o paciente com suspeita chegar ao pronto-atendimento e tiver se vacinado contra a gripe, a equipe médica pode descartar a hipótese da doença e se concentrar no diagnóstico do novo coronavírus.

A médica do SST do Sesi, a pneumologista Paola Brito, destacou a importância da vacinação contra a gripe nesse momento que estamos vivendo de pandemia. “A vacinação da gripe é importante por vários motivos, primeiro para diminuir a incidência de casos de gripe comum e influenza. Em segundo lugar ela diminui a hospitalização, nesse momento de pandemia que estamos com hospitais lotados, já que a vacina reduz a evolução para casos mais graves. Por isso, nesse momento a adesão a vacina da gripe é fundamental ”, explicou Paola Brito.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.