20 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

FIEMS inaugura drive-thru para testagem gratuita de Covid em Campo Grande

“Testômetro” poderá ser ampliado para outros municípios no interior, inclusive Três Lagoas

A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS) inaugurou hoje, 6, o “Testômetro”, drive-thru para testagem de diagnóstico da covid-19, em Campo Grande. Durante o evento, o presidente da instituição, Sérgio Longen, reforçou o compromisso da iniciativa privada no combate à pandemia do coronavírus em Mato Grosso do Sul. “Nós empresários estamos certos de que a única forma de retomarmos a economia é priorizarmos a saúde da população”.

Longen destacou a importância de os testes para diagnóstico de covid-19 serem realizados em massa para que sejam identificadas as pessoas contaminadas com a doença e ainda não sabem, para que recebam as orientações necessárias referentes ao tratamento ou isolamento.

Ao todo, a FIEMS disponibiliza 10 mil testes rápidos de antígeno, que são realizados no drive-thru instalado no Edifício Garagem do Sistema FIEMS, em frente ao Edifício Casa da Indústria. Por meio de um swab nasal (cotonete específico) introduzido nas narinas e na garganta é colhida a secreção respiratória para que seja possível identificar se o paciente apresenta material genético ativo do Sars-Cov-2.  “O resultado sai em duas horas e será informado por meio de WhatsApp. Nossa expectativa é de realizar cerca de 500 testes por dia”, ressaltou o presidente da FIEMS.

Testagem em Campo Grande pode servir como modelo para outras cidades

Sérgio Longen adiantou que o “Testômetro” irá operar inicialmente apenas em Campo Grande, mas poderá ser ampliado para outros municípios no interior. “Estamos iniciando os trabalhos hoje e, depois, faremos uma avaliação para vermos a possibilidade de ampliar para as cidades de Corumbá, Dourados, Três Lagoas e Aparecida do Taboado”.

Ação contribuirá com controle da pandemia

Na avaliação do secretário municipal de Saúde de Campo Grande, José Mauro Filho, o apoio da FIEMS tem sido fundamental no combate à pandemia do coronavírus e a testagem em massa da população será um importante “termômetro” para identificar o avanço da doença. “Esse drive-thru será muito importante para monitorarmos os casos de covid-19 também em pessoas assintomáticas e ajudará para complementar nossas outras estratégias”.

José Mauro Filho ainda lembrou do apoio da Federação das Indústrias ao disponibilizar Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, localizado na Avenida Mato Grosso do Sul, para instalação de um drive-thru de vacinação. “A FIEMS ainda disponibilizou o Clube do Trabalhador do SESI e a antiga Escola do SESI para serem pontos de vacinação, além de liderar, junto com a Energisa, o movimento Unidos pela Vacina aqui no Estado, que está apoiando os municípios para que a vacinação não seja interrompida.

Agendamento está disponível on-line

Os testes são disponibilizados para toda a população, mediante agendamento. Para isso, os interessados devem acessar o site www.fiems.com.br, preencher os dados necessários para cadastro e escolher o melhor horário, que deverá ser de segunda à sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13 horas às 16h30. Os resultados serão disponibilizados pelo número de WhatsApp cadastrado em até 2 horas após a coleta.

Serviço – Mais informações pelo 0800 723 7374 ou pelo WhatsApp:

https://api.whatsapp.com/send?phone=556792280075&text=Oi

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.