23 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

FIEMS inicia no dia 19 a vacinação de trabalhadores da indústria contra a gripe

Federação comprou 53 mil doses e 131 empresas já estão cadastradas para imunizar colaboradores

A Federação das Indústrias do Estado Mato Grosso do Sul inicia na próxima segunda-feira, 19, a Campanha de Imunização contra a Influenza para os colaboradores e funcionários do setor industrial no estado. 

Neste ano quase 53 mil doses foram compradas pela FIEMS. O objetivo é aumentar o número de colaboradores imunizados. Para isso, a quantidade de doses compradas é mais que o dobro em comparação com a campanha passada, quando foram adquiridas 22 mil doses.

Vacinar contra a gripe também ajuda a combater a covid-19

O gerente do SST (Segurança e Saúde no Trabalho) do SESI, Michel Klaime, destacou que a saúde do trabalhador é uma grande preocupação para a FIEMS, por isso, a vacinação contra a gripe é tão importante. “O quanto antes for realizada a imunização e maior o percentual de cobertura, melhor para todos, pois conseguimos reduzir a circulação do vírus na população, principalmente nesse momento que estamos enfrentando uma pandemia provocada por outro vírus”. Vale ressaltar que a vacinação contra a gripe auxilia no diagnóstico mais rápido da covid-19.

Isso acontece porque os sintomas das duas doenças são semelhantes, se o paciente com suspeita chegar ao pronto-atendimento e tiver se vacinado contra a gripe, a equipe médica pode descartar a hipótese da doença e se concentrar no diagnóstico do novo coronavírus, com explicou a médica do SST do SESI, a pneumologista Paola Brito. “A adesão a vacina da gripe é fundamental porque ajuda a diminuir a incidência de gripe comum e influenza, reduzindo assim, os casos de hospitalização, nesse momento de pandemia que estamos com hospitais lotados, vacinar contra a gripe é de extrema importância”.

FIEMS garantiu vacinas trivalente e quadrivalente

As doses de vacinas compradas são do tipo trivalente e quadrivalente, que imunizam contra vírus da gripe, influenza A; influenza B, e uma segunda cepa do vírus da influenza B.  Até o momento, 131 empresas já entraram em contato com a FIEMS para agendar a vacinação dos seus trabalhadores. A expectativa é atender 200 empresas em todo o Estado, até o fim da campanha, que deve durar 90 dias. A vacinação vai ser realizada nas próprias empresas credenciadas, sem ter a necessidade de deslocamento do trabalhador.


Vacinação pelo SUS no Estado vai até o dia 9 de julho

A campanha de imunização contra Influenza em Mato Grosso do Sul, desenvolvida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será realizada entre 12 de abril e 9 de julho. A meta é vacinar 90% de 1 milhão de pessoas que compões os públicos prioritários até o fim da campanha. O Ministério da Saúde deve enviar um total de 1 milhão de doses de vacinas até o final da campanha.  A Secretaria de Estado de Saúde recebeu o primeiro lote de 124 mil doses de vacina e distribuiu aos municípios em 08 de abril.

Vacinação vai ocorrer em três fases

A campanha será dividida em três fases, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. A primeira vai de 12 de abril a 10 de maio, onde serão vacinadas crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde. A segunda etapa será de 11 de maio a 8 de junho e serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos e professores.

A terceira fase da vacinação será de 09 de junho a 9 de julho e serão vacinados indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Cada município tem autonomia para estabelecer o próprio plano de trabalho respeitando os grupos prioritários estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.