18.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fique alerta: Ligações para que aposentados façam a prova de vida online não são do INSS

A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135

Por Nathalia Pelzl

Atenção, aposentados, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu nota esclarecendo que se trata de golpe recentes ligações para que aposentados façam a prova de vida online, por causa da pandemia.

Na oportunidade, as vítimas acabam falando todos os dados pessoais. Para conclusão do golpe, os oportunistas enviam uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que o aposentado encaminhe uma foto de um documento para finalizar o processo.

No entanto, o INSS alerta a todos para que, caso recebam esse tipo de ligação, desliguem o telefone e não forneçam nenhuma informação, pois não faz contato por telefone para procedimento de prova de vida.

Veja como é realizada a comunicação do INSS com o segurado:

O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e, em nenhum momento solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas.

O segurado pode receber um e-mail, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, Central de Atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.

O segurado é contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro (e-mail, telefone e endereço) e, por isso, é importante que mantenha o seu cadastro junto ao INSS atualizado com os dados para contato. A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio da Central 135.

Por sua vez, quando o segurado entra em contato com o INSS, o Instituto poderá solicitar informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade do interessado e para que seja respeitado o sigilo das informações.

Caso o cidadão que tenha sido notificado e tenha alguma dúvida, ele poderá ligar no 135, o telefone oficial do INSS para ter mais informações. Poderá ainda buscar atendimento por meio do chat humanizado da assistente virtual do INSS, a Helô.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.