21.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de abril de 2024

FSC Brasil realizou Consulta Pública em Três Lagoas-MS

19/04/2013 16h42 – Atualizado em 19/04/2013 16h42

Funcionários das empresas Eldorado Brasil e Fibria do Grupo Votorantim participam do evento

Da Redação

Uma equipe do FSC – Forest Stewardship Council,, organização independente, não-governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo, realizou nesta quarta-feira em Três Lagoas-MS, Consulta Pública com o objetivo de discutir os indicadores genéricos internacionais (IGI) novos padrões do FSC. – Certificado Florestal, o chamado “Selo Verde” que garante o manejo florestal sustentável.

A Consulta Pública aconteceu no Sest/Senat de Três Lagoas durante todo o dia e foi apresentado pela equipe formada pela Coordenadora Técnica Fernanda Rodrigues, pela facilitadora Luciana Martinelli e pela Estagiária Mariana Chaubet.

O evento já aconteceu nas cidades de São Paulo (capital) no dia 05 de abril e Belém (Pará) no dia 09 de abril, todos realizados neste mês.

Fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento global, o FSC é um fórum pioneiro que reúne vozes do hemisfério norte e sul, para definir o que é um manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável, e identificar ferramentas que promovam uma mudança positiva e duradoura nas florestas e nos povos que nela habitam.

Através de seu sistema de certificação, o selo FSC reconhece a produção responsável de produtos florestais, permitindo que os consumidores e as empresas tomem decisões conscientes de compra.

Com sede em Bonn, Alemanha, é representado nacionalmente em mais de 70 países ao redor do mundo. No Brasil, desde 1996, um grupo de trabalho articulava as decisões em torno do FSC, iniciativa esta que se formalizou em 2001 no Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – FSC Brasil.

A missão do FSC Brasil é de difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica.

Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras sociais, ambien­tais e econômicas, nas assembléias anuais e reuniões das instâncias diretivas.

A certificação FSC é internacionalmente reconhecida, e identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável.

Funcionários das empresas Eldorado Brasil e Fibria do Grupo Votorantim participaram do evento.

As próximas rodadas das Consultas Públicas do FSC Brasil acontece em setembro.

Para informações adicionais, acesse o site do FSC Brasil http://br.fsc.org/

(*) Com informações de Painel Florestal

A Consulta Pública aconteceu no Sest/Senat de Três Lagoas durante todo o dia (Foto: Painel Florestal)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.