27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Fundador do WikiLeaks critica prisão de ex-banqueiro suíço

24/01/2011 07h37 – Atualizado em 24/01/2011 07h37

O banqueiro entregou CD-ROMs para Assange durante uma coletiva de imprensa em Londres naquela semana

Folha On-line

O fundador do WikiLeaks criticou a Suíça neste domingo por prender um ex-banqueiro local com suspeitas de infringir sigilos bancários, e disse que o país deveria, em vez disso, investigar a evasão de impostos descoberta pelo banqueiro.

Em entrevista publicada pela revista suíça “Der Sonntag”, Julian Assange disse que as atitudes da Suíça atraem atenção mundial a suas práticas bancárias controversas.

Na sexta-feira, a promotoria suíça disse que o ex-banqueiro Rudolf Elmer seria detido no fim de semana, após a polícia tê-lo questionado sobre o desrespeito a leis de sigilo bancário do país. Um juíz decidirá na segunda-feira se ele continuará detido por mais tempo.

A polícia prendeu Elmer em 19 de janeiro. O banqueiro entregou CD-ROMs para Assange durante uma coletiva de imprensa em Londres naquela semana. Elmer indicou que os CDs continham detalhes de cerca de duas mil contas bancárias no exterior.

“O sr. Elmer está na prisão porque revelou um sistema criminoso internacional de evasão de impostos, em que os bancos suíços têm um importante papel”, disse Assange.

“Em vez de investigar essas estruturas internacionais e ir atrás do evasores de impostos, as autoridades estão atrás do sr. Elmer”, disse ele.

Assange disse, também, que a Suíça não é o único país envolvido nas estruturas bancárias internacionais, que tirariam cerca de US$ 22 bilhões das autoridades tributárias do mundo todo.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.