Animal testou positivo para a Covid-19 em Cuiabá, no Mato Grosso; infecção ocorreu depois que os donos dela também contraíram a doença.

Na última semana, uma gata de estimação testou positivo para a Covid-19 em Cuiabá, no Mato Grosso. A infecção ocorreu depois que os donos dela também contraíram a doença. Esse é o primeiro registro de contaminação em um animal de estimação no Brasil. As informações são da repórter Gabrielle Guimarães, da Rádio Bandeirantes. 

Não há nenhum estudo científico que comprove a transmissão do coronavírus de animais para seres humanos. A afirmação é do pesquisador da Universidade Federal do Paraná Alexander Biondo, entrevistado na Rádio Bandeirantes. Coordenador da pesquisa sobre a infecção da SARS-Cov-2 em cães e gatos, Biondo tranquiliza a população.

No mundo inteiro, menos de 20 cães e gatos comprovadamente infectados foram relatados em literatura científica.

Biondo teme que a falta de conhecimento leve ao abandono dos animais pela população e lembrou que a comunidade científica continua estudando os casos.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá informou que a infecção da gata de estimação ainda está sendo investigada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses do município.

Comentários