23.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Gerente geral da Eldorado fala sobre ampliação da fábrica

10/06/2011 17h00 – Atualizado em 10/06/2011 17h00

Energia utilizada nas residências de Três Lagoas pode ser produzida no sítio da Eldorado

Guilherme Araújo também comenta do impacto de geração de empregos na comunidade local e qual será a rota utilizada para transporte da matéria prima e do produto final

Guta Rufino

Em entrevista exclusiva ao Grupo Perfil de Comunicação, Guilherme Araújo, gerente geral da Eldorado Papel e Celulose, revela benefícios que a empresa pode trazer para os lares de Três Lagoas, além de ampliação no quadro de contratação de estabelecimentos comerciais e uma possível ampliação na indústria local. A fabrica ainda não está pronta e a direção já planeja a construção de uma terceira unidade.

AMPLIAÇÃO DA INDÚSTRIA

Segundo Guilherme Araújo, o local de instalação é preparado para três fábricas. “Estamos começando nosso projeto com uma fábrica. Vamos estabelecer a primeira fábrica e em cima de mercado, no futuro iremos estudar a possibilidade de instalação da segunda fábrica”, disse o gerente, revelando que a instalação da terceira fábrica pode acontecer entre 2018 e 2020.

ELDORADO HOJE

A Eldorado é uma empresa nova, uma fábrica nova afirma Guilherme Araújo, que ainda relata qual posição da obra hoje. “Somos uma Greenfield, começamos do zero, em um local onde não existia estrutura para uma fábrica”, disse.

ENERGIA

Residência: “A energia utilizada nas residências pode ser produzida na indústria”, relata o gerente. De acordo com Guilherme Araújo, a rede pode fazer com que a energia produzida na fábrica chegue até os lares de Três Lagoas. “Nossa fábrica quando estiver em plena produção, teremos um excedente de energia, gerado em torno de 35MW. O nosso total gerado é de 170MW, consumiremos parte na produção e a outra parte nós exportaremos para a rede”, relata.

Fábrica: A energia utilizada na fábrica é 90% oriunda da madeira, Guilherme Araujo explica quais os benefícios. “A nossa energia é considerada limpa, é uma energia que vem de recursos renováveis”, comenta.

EMPREGOS

As empresas de Três Lagoas, podem ampliar o quadro de vagas, com o progresso da Eldorado. Guilherme Araújo fala de um estudo realizado em outras unidades, onde foi avaliado o potencial de geração de empregos. “Para cada emprego gerado na empresa, 10 empregos são gerados na comunidade, não só em empresas satélites que vão trabalhar com a gente, mas, na comunidade” e completa, “Nós temos este impacto de geração de empregos na comunidade local”, afirma.

TRANSPORTE

Matéria Prima: Com relação à rota de transporte da matéria prima, Guilherme Araújo confirma que será realizado de caminhão, das florestas para a empresa.

Produto Final: Já o transporte do papel e da celulose será realizado de duas maneiras. “Na primeira o produto será transportado de caminhão até Aparecida do Taboado, onde seguirá de trem para Santos”, e completa, “A outra forma é através de barcaça, nós vamos ter um terminal dentro da fábrica onde nós vamos carregar a barcaça e ela vai descer o Rio Tietê até Pederneiras, local onde baldearemos para o trem que vai de Pederneiras até Santos”, finaliza.

Os dois processos são ambientalmente amigáveis, segundo o gerente, devido gerar uma quantidade menor de Gás Carbono (CO²).

Segundo Guilherme Araújo, o local de instalação é preparado para três fábricas
Foto: Arquivo/Perfil News

A Eldorado é uma empresa nova, uma fábrica nova, de acordo com o gerente geral
Foto: Guta Rufino

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.