33.6 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Governador confirma duas linhas aéreas para ligar MS a SP

04/03/2013 17h00 – Atualizado em 04/03/2013 17h00

Governador confirma mais duas linhas aéreas para ligar MS a SP

Da Redação

O governador André Puccinelli confirmou nesta segunda-feira (4) que Governo do Estado conseguiu a implantação de mais duas linhas aéreas para atender Mato Grosso do Sul. As novas rotas ligando o estado a São Paulo serão operadas pela empresa de aviação regional Brava Linhas Aéreas, partindo de Três Lagoas e de Ponta Porã. A previsão de início é para meados do mês de abril de 2013.

Inicialmente está prevista a operação de voos diários de Três Lagoas ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (Guarulhos/SP) e de Ponta Porã ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.

A estruturação dos aeroportos nos dois municípios e também os incentivos garantidos pelo Governo fizeram com que a Bravo concretizasse o projeto de atuar em Mato Grosso do Sul. Em Três Lagoas o Governo é responsável diretamente por investimentos técnicos no aeroporto – construção de cerca, balizamento noturno e implantação da Seção contra Incêndio (Secinc). Em paralelo, a Prefeitura Municipal está executando a construção do receptivo, que tem as obras previstas para ficarem prontas no fim de março.

Em Ponta Porã, o Estado promoveu as articulações em parceria com a Infraero – responsável pela gestão do Aeroporto Internacional, que passou por reformas – e assegurou a implantação do voo para atender a cidade fronteiriça. A Coordenadoria de Transporte Aéreo (CTA), órgão da Secretaria de Obras Públicas e de Transportes (Seop) é responsável direta pelas ações que resultaram na viabilização da nova rota.

No dia 28 de fevereiro, a vice-governadora Simone Tebet recebeu na Capital o diretor-presidente da Brava Linhas Aéreas, Jorge Barouki, que confirmou o grande interesse da companhia em iniciar os dois voos. Na reunião, o coordenador da CTA, Fabrício Alves Corrêa, explicou que é possível adaptar o aeródromo de Três Lagoas (em fase final de obras) às exigências da companhia, que opera apenas com aeronaves comercias de pequeno porte. Assegurou também a existência de condições do Aeroporto Internacional de Ponta Porã em começar a receber a nova linha aérea.

Simone, em nome do governo do Estado, em conjunto com o secretário de Fazenda, Jader Julianelli Afonso, também tratou na reunião com o empresário sobre a viabilidade econômica da operação. Os estudos para concessão de benefícios fiscais e tributários, reduzindo a pauta de custos da linha aérea no que for possível, são considerados fundamentais para a atração do novo investimento.

A Brava, antigamente denominada NHT Linhas Aéreas, é uma companhia aérea brasileira com sede na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ela atua no mercado desde agosto de 2006, e seu principal objetivo é operar no mercado de voos regionais, com aeronaves que tem capacidade para até 30 passageiros.

De acordo com Fabrício Alves Corrêa, a aeronave que irá operar a linha Três Lagoas Guarulhos já se encontra em Mato Grosso do Sul. É um modelo turboélice Embraer 120, de 30 lugares.

(*) Com informações de Notícias MS

A previsão de início é para meados do mês de abril de 2013 (Foto: Arquivo)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.