27.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 28 de março de 2024

Governo de MS terá participação na 14ª edição da Dinapec em 2019

03/12/2018 09h59

Redação

Em 2019, o Governo de Mato Grosso do Sul terá participação, na 14ª edição da Dinapec – Dinâmica Agropecuária, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), que fará o repasse de R$ 70 mil. Outra atuação do executivo estadual será através dos trabalhos de campo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), expostos em forma de unidades demonstrativas – espaços destinados à apresentação de tecnologias ou boas práticas de cultivo que podem ser aplicadas em pequenas propriedades rurais.

Com data certa para acontecer, de 20 a 22 de fevereiro, a Dinapec é uma realização da Embrapa com o Sistema Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado Famasul). Como ocorre todos os anos, o evento será promovido nos moldes de vitrine tecnológica, nas dependências da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.

Em seu 14º ano, a identidade visual da Feira renovou-se, com o intuito de “deixá-la mais moderna e atual, alinhada aos padrões da Embrapa, em cores e formas, facilitando a associação com à empresa”, afirma a chefe-adjunta de Transferência e Tecnologia da Unidade Gado de Corte, Thaís Basso, que lembra, ainda, que o evento que tradicionalmente é realizado em março, teve de ser adiantado devido às festividades do Carnaval.

Dentro da programação já são previstos alguns trabalhos de destaques tais como: lançamentos de aplicativos e obras técnico-científicas.

Segundo o secretário da Semagro, Jaime Verruck, o apoio do Governo do Estado, à Dinapec é o reconhecimento da importância estratégica desse alinhamento entre tecnologia e o setor produtivo. “Hoje, a sustentabilidade é base das nossas políticas de fomento à pecuária, como o ‘Precoce-MS’ e o ‘Carne Orgânica e Sustentável do Pantanal’. A busca de soluções de agro sustentável é o que a Dinapec traz aos nossos produtores e é o que a política pública de Mato Grosso do Sul tem estabelecido como diretriz”.

Para o próximo ano, com o mote “Soluções para o Agro Sustentável”, Thaís Basso destaca que haverá espaço para expositores, com o propósito de “agregar empresas de insumos, consultoria, máquinas e equipamentos. Uma inovação dentro da Dinapec. Desta forma, o produtor além de conhecer as tecnologias recentes desenvolvidas pela Embrapa e seus parceiros, terá a oportunidade de encontrar empresas relacionadas às soluções tecnológicas”.

Outra novidade será o uso da rede social Instagram como canal de divulgação. O perfil @dinapec_oficial foi ativado no mês de novembro, e segue com atualizações constantes. A ferramenta será mais uma linha de comunicação e interação com o público-alvo da Dinapec. Na pesquisa de satisfação feita, anualmente, durante a feira, o Instagram esteve entre os aplicativos adotados por produtores rurais, técnicos e acadêmicos.

“A Dinapec é reconhecida nacionalmente como principal evento de lançamento de novas tecnologias, em variedades de pastagens e em técnicas de manejo da pecuária de corte. Para 2019 essa linha permanece, trazendo as novidades que a Embrapa tem desenvolvido nesse sentido, de uma maneira muito clara para que o produtor possa absorver essas tecnologias”, observa Jaime Verruck.

As dinâmicas de 20 minutos, agrupadas em roteiros tecnológicos, permanecem. Sistemas integrados, manejo de pastagens e cultivares forrageiras, ovinocultura, melhoramento animal, produção de novilho precoce e agricultura familiar são assuntos confirmados, assim como, a oferta de oficinas gratuitas, com temas a definir.

O lançamento oficial da Dinapec 2019 está programado para sexta-feira (7.12), às 8h, na Famasul. Os interessados em visitar os 32 hectares da Dinâmica em grupos organizados ou individualmente já podem se preparar. A vitrine está localizada na avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, capital sul-mato-grossense.

(*) Portal do MS

Governo de MS terá participação na 14ª edição da Dinapec em 2019

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.