01/09/2014 17h21 – Atualizado em 01/09/2014 17h21

Governo inicia atendimento para emissão de RG por agendamento on-line no interior do Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), iniciou ontem (1°) o atendimento para emissão de Carteira de Identidade a partir do agendamento eletrônico

Da Redação

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Publica (Sejusp), iniciou ontem (1°) o atendimento para emissão de Carteira de Identidade a partir do agendamento eletrônico. O serviço foi implantado desde o dia 25 de agosto, garantindo aos moradores dos municípios de Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas agilidade e comodidade ao solicitar o serviço via internet, no endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/.

De acordo com o responsável pela Superintendência de Segurança Pública (SSP) da Sejusp, delegado André Matsushita Gonçalves, a mudança será de forma gradual, como ocorreu em Campo Grande (MS). “Inicialmente 50% dos atendimentos serão on-line e os outros 50% presenciais através da distribuição de senhas nos postos”, explica o superintendente da Sejusp.

Em outubro o percentual de agendamentos on-line subirá para 75%, sendo apenas 25% do atendimento com a distribuição de senhas, já a partir de 1º de novembro os atendimentos para a emissão das primeiras e segundas vias da carteira de identidade serão 100% agendados pela internet. “Vamos aumentar gradativamente os agendamentos até que a população tenha conhecimento e se adapte à mudança”, explica Rubens Cyles Pereira, diretor do Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul.

Outra novidade para agilizar o atendimento e acabar com as filas em Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Corumbá é o incremento no número de atendentes. “Mais peritos papiloscopistas estão sendo contratados para estes e outros municípios, através do Concurso Público de Provas e Títulos da Polícia Civil, que entra esta semana na oitava fase, com a matrícula no curso de formação”, anuncia o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini.

Segundo o secretário Jacini, durante o mês de julho foram emitidos em todo o Estado mais de 16 mil carteiras de identidade. “Resultado das adequações que estamos fazendo e tecnologias que estão sendo implantadas pelo governo do Estado que fizeram o número de emissão saltar de 12 para 16 mil mês”, explica.

O diretor do Instituto de Identificação lembra que o agendamento eletrônico foi implantado em Campo Grande em outubro do ano passado. “Foi justamente quando a primeira emissão do RG passou a ser gratuita, o que aumentou a procura pelo documento, as adaptações, tanto nossas, quanto da população foram satisfatórias e hoje não temos mais filas nos Postos de Identificação e o mesmo deve ocorrer também nessas cidades”, diz Cyles.

COMO AGENDAR

Para fazer o agendamento eletrônico o cidadão deve acessar o endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/ ou utilizar o atalho no site da Sejusp, clicando no banner localizado no lado direito da página. Ao realizar o agendamento, o cidadão será informado da relação de documentos necessários para obtenção da identidade ou da segunda via, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora, endereço do Posto de Identificação escolhidos e o protocolo de agendamento.

Vale lembrar que a primeira emissão do RG é gratuita e que o agendamento eletrônico está disponível apenas para os municípios de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas.

(*)Com informação de Noticias MS

O diretor do Instituto de Identificação lembra que o agendamento eletrônico foi implantado em Campo Grande em outubro do ano passado (Foto: Reprodução/ Noticias MS)

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