28.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Grupo indígena de rap comemora 10 anos de trabalho e busca apoio para carreira internacional

26/04/2018 09h08

Rap indígena de jovens Guarani Kaiowa de Dourados ganha cada vez mais destaque no cenário musical e cultural

Gisele Berto

Formado por jovens indígenas Guarani Kaiowa de Dourados, MS, o grupo de rap Brô Mc’s está em busca de apoio para seguir carreira internacional. Bruno Veron e Clemersom Batista foram convidados para o primeiro evento fora do país, no Museu “Weltkulturen”, em Frankfurt, na Alemanha, do dia primeiro ao dia nove de maio. Além disso, em 2018, eles comemoram 10 anos de carreira e ganham cada vez mais espaço no cenário musical e cultural.

Neste primeiro momento, eles participarão de seminários e workshops com escolas e com a Universidade de Frankfurt e se apresentarão em um show especial no museu. Com o destaque na programação, “Palavras Fortes – Alma Forte”, os jovens irão trocar experiências falando sobre a realidade e a cultura local, além do papel da música, da poesia, da dança e da língua, bem como o jeito de lidar com o mundo globalizado, entre a tradição e a modernidade.

Estudantes da Popakademie Baden-Wurttemberg, um conservatório público alemão de música popular, sendo também um centro de competência para todos os aspectos da indústria musical, também irão tocar com os rappers brasileiros.

“Esse é um passo muito importante na carreira deles”, afirma o produtor Higor Lobo. Em parceria com a “Casa dos Ventos”, ele tenta articular apoiadores para gravar CDs, para a arte, bem como ajudar na subsistência quanto a viagem. “Estamos correndo e agradecemos imensamente quem puder interceder por nós. Temos urgência”, afirma.

Museu

O Weltkulturen está ligado à antropologia com uma imensa coleção de objetos de todo o mundo, com mais de 100 anos de história. O foco da coleção das Américas é na região da Amazônia – indígena e na cultura Guarani. Atualmente, estão com duas exposições relacionadas ao Brasil: “Entre Terra e Mar. Arte Transatlântica” e “Variações do Corpo Selvagem. Fotografias de Eduardo Viveiros de Castro”. Esta última em colaboração com o SESC São Paulo.

Brô

Brô Mc’s é considerado o primeiro grupo de rap indígena do Brasil, inclusive, protagonistas de uma série chamada “Guateka”, que será exibida em canais públicos em todo o país. O último clipe lançado pelo “Brô” foi em 2015, também por um canal que leva o mesmo nome. “Koangagua” (nos dias de hoje) e pode ser conferido aqui.

Grupo de rap Brô Mc's está em busca de apoio para seguir carreira internacional

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.