17.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Guerra ao Aedes aegypti atinge 30% da meta em 11 dias de trabalho

11/01/2016 15h14 – Atualizado em 11/01/2016 15h14

As equipes têm trabalhado para disseminar informações de conscientização da população sobre as formas de combate ao vetor da dengue, febre chikungunya e zika vírus

Assessoria

Com equipes atuando na orientação sobre como eliminar o mosquito Aedes aegypti desde o dia 21 de dezembro de 2015 em Campo Grande, a Campanha Guerra ao Mosquito, uma iniciativa realizada pela Fiems e Sesi com o apoio da TV Morena e DGPC (Delegacia Geral da Polícia Civil) para disseminar informações de conscientização da população sobre as formas de combate ao vetor da dengue, febre chikungunya e zika vírus, já atingiu 30% da meta em 11 dias de trabalho.

Até agora as equipes já percorreram os bairros Noroeste, Veraneio, Panorama, Maria Aparecida Pedrossian, Oiti, Estrela Dalva, Novos Estados, Vila Nascente, Vila Jacy, Taquarussu, Guanandi, Caiçara, Oliveira I, II e III, Bom Jardim e União. Na manhã desta segunda-feira (11/01), foi a vez do Portal Caiobá e, durante esta semana, o trabalho será desenvolvido na Coophavilla, Tarumã, Batistão, Rancho Alegre, Tijuca e bairros adjacentes.

Nos 11 dias de trabalho, as equipes conseguiram atingir 45.680 domicílios – a meta são 150 mil residências -, o número de pessoas atendidas ficou em 172.305 – a meta são 600 mil pessoas – e 2.788 empresas – a meta era atingir 3.600. Para o superintendente do Sesi, Bergson Amarilla, o indicador é positivo e demonstra o empenho das equipes em realizar o trabalho, que segue dentro do cronograma. “O desemprenho das equipes está sendo fundamental para conseguirmos bons resultados, sem dúvida este é um grande e importante diferencial, principalmente quando estamos caminhando por uma região mais populosa”, declarou.

No período de 18 a 22 de janeiro a campanha prossegue com as ações nos bairros Albuquerque e TV Morena, enquanto no período de 25 a 29 de janeiro serão nos bairros Tiradentes e São Lourenço. Nos dias 1º e 2 de fevereiro a iniciativa estará no Bairro Itamaracá e, de 3 a 5 de fevereiro, a campanha chega aos bairros Piratininga, Jockey Club e América, enquanto no período de 10 a 13 de fevereiro a ação será nos bairros Nova Lima, Mata do Segredo e José Tavares. A Guerra ao Mosquito conta com uma unidade móvel do Sesi, seis automóveis, um carro de som e 30 agentes contratados, promovendo caminhada com panfletagem e realização de visitas domiciliares.

POPULAÇÃO

O vigilante Tiago Corvalan Delgado, 29 anos, que mora no Portal Caiobá, destacou o quanto é importante o trabalho de conscientização. “Eu tive suspeita de dengue e sei o quanto precisamos estar atentos e fazer tudo o que for possível para evitar a presença desse mosquito”, declarou. Já a dona de casa Enia Almada Rodrigues, 38 anos, também moradora do bairro, contou que ninguém da família teve dengue e que o reforço na informação faz a diferença. “Aqui em casa mantenho tudo muito limpo e fico de olho para não deixar recipiente do lado de fora para acumular água, ainda assim atendo as equipes e recebo as orientações, porque informação nunca é demais”, disse.

A cobradora de ônibus Pamela Talita Azambuja, 30 anos, que também mora no Portal Caiobá, contou que já teve em dengue há 9 anos e os cuidados em casa passaram a se redobrados depois de ter a doença. “ Foi muito ruim, muita febre e dor, não quero isso de novo não, ainda mais agora que o mosquito está mais forte e transmite outras doenças”, afirmou.

Para a cozinheira Patrícia Aparecida dos Santos, 30 anos, outra moradora do Portal Caiobá e que há quatro meses montou uma mercearia no bairro, a campanha é bem-vinda. No estabelecimento comercial ela permitiu que a equipe colocasse um cartaz da campanha e ressaltou que cada um precisa fazer a sua parte. “Meu marido teve dengue agora na virada do ano novo e foi muito ruim. Por isso eu digo que todos devem participar e cada um cuidar do seu quintal e da sua casa para que possamos ficar livres desse mosquito”, pontuou.

(*) FIEMS

Nos 11 dias de trabalho, as equipes conseguiram atingir 45.680 domicílios - a meta são 150 mil residências. (Foto: Assessoria)

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.